CONCLUSÃO

As relações simbióticas são caracterizadas pela convivência íntima e direta entre indivíduos de duas ou mais espécies. Na simbiose existem relações que podem ser benéficas (+), prejudiciais (-) e/ou neutras (0). Dessa forma, de acordo com a classificação da relação entre as espécies envolvidas tem-se as relações de parasitismo (+/-), comensalismo (+/0) e mutualismo (+/+).

A simbiose é recorrente entre diversos organismos na natureza como a polinização por insetos, e apresenta papel fundamental na manutenção e o equilíbrio das espécies envolvidas.

Através de várias dessas relações que se torna possível a vida terrestre, não só a humana, mas a de vários animais. Quando o aluno se torna consciente do que o rodeia, o torna capaz de passar essa informação para frente e explicar para sua roda de convívio a importância de se entender essas relações. Além disso, ele se torna capaz de promover atitudes que favoreçam a manutenção dessas relações simbióticas

O estudo dessas relações é essencial para que o aluno perceba a importância da diversidade de espécies existentes no meio e que tenha melhor entendimento da dinâmica do ecossistema.

Sanguessuga parasitando um humano

Relação de comensalismo entre a rêmora e o tubarão

Mutualismo entre a abelha polinizadora e a flor