PUC Minas

Tarefa
Guia

Tarefa

Os alunos devem ser divididos em duplas para montarem um cardápio alimentar saudável de acordo com os alimentos presentes em suas respectivas casas. O cardápio deverá ser constituído de café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.

Para que este cardápio seja equilibrado, os alunos devem escolher os alimentos, pesquisar na internet seus valores nutricionais de forma que, ao final do dia, sua dieta tenha de 1.600 a 2.200 Kcal.

É importante lembrar que os alunos devem ser criativos ao montarem seus cardápios escolhendo fontes variadas de carboidratos, lipídeos, sais minerais, vitaminas e proteínas, que fazem parte da pirâmide alimentar. Isso é essencial para uma dieta rica em diferentes fontes nutricionais, onde a quantidade e a qualidade de seus componentes são fundamentais para uma alimentação saudável.

Ao final de todo o processo, a turma deve montar um mural geral dos alimentos pesquisados para demonstrar a composição e a importância deles para nós.