O Processo

Para que você possa concluir a tarefa, deverá seguir algumas etapas, que foram sequencialmente numeradas.

O processo foi dividido em duas etapas. Na primeira etapa você precisará estar conectado à Internet. Na segunda a sua tarefa será executada ainda no ambiente informatizado mas você não precisará estar conectado.

Etapa 1

1. Inicialmente você se organizará em dupla/trio com seus colegas.
  2. Depois vocês escolherão um grupo de animais a estudar. Observe que vocês estarão apresentando característicasadaptativas e evolutivas do animal escolhido mas deverão ter um conceito prévio sobre endotermia e ectotermia.

ECTOTERMIA

- UM ACESSO DE BAIXO CUSTO À VIDA-

Vertebrados ectotérmicos

Baixa taxa de consumo de energia

Esses animais guardam energia relaxando seus limites de homeostase, permitindo que as variáveis fisiológicas flutuem mais amplamente que o usual.

Baixas necessidades energéticas

Lhes permite explorar ambientes com energia escassa, sazonalmente ou durante o ano todo - ambientes estressantes.

Habilidade de entrar em torpor

Favorece esses animais em ambientes muito quentes ou secos para permitir sua atividade.

ENDOTERMIA

-PROCESSOS VITAIS DE ALTA ENERGIA-

Vertebrados endotérmicos

Podem regular com grande precisão

sua temperatura e as concentrações salinas dos fluidos corpóreos

Grandes necessidades energéticas

Esses animais suportam ambientes com extremas flutuações, mas gastam energia para manter esta homeostase

Alguns migram ou hibernam

em condições nas quais não podem conseguir energia para manter homeostase.

3.      Em seguida, você e seu/sua coledga acessarão os sites que foram selecionados para a tarefa. Eles estão indicados em Fontes. Vocês deverão  obrigatoriamente visitar os sites onde estão documentos que podem reforçar a suas informações. Contudo, se houver tempo, pode ser útil se vocês visitarem os demais sites indicados para perceberem a diferença entre uma adaptação e outra.

4.      Vocês deverão ir recolhendo informações nos sites que servirão para apoiar as características que apresentarão. É interessante, vocês criarem um bloco de notas no Word sobre as informações mais importantes lidas nos textos.

Etapa 2

1. Você e seus colegas organizarão as características adaptativas e evolutivas mais importantes, tendo em vista o animal que escolheu.

Ao organizar esse Bloco de Notas, a dupla ou trio estará dispensada de ficar voltando a todo momento às webpages utilizadas como fontes de informação quando for organizar a apresentação.