Introdução

   

    A expressão "Aquecimento global" refere-se ao aumento da temperatura média superficial global que se tem verificado nas últimas décadas. Entretanto ainda existem discussões entre os cientistas se a causa do fenômeno é  natural ou antropogênica (provocadas pelo homem).

     Como já se é conhecido, o efeito estufa é um fenômeno natural responsável por manter a Terra aquecida. Parte da energia solar é captada pela superfície terrestre e absorvida, outra é dissipada pela atmosfera. Assim,o efeito estufa é, não apenas benéfico, mas imprescindível para manutenção da vida sobre a Terra. Se a composição dos gases estufa for alterada, para mais ou para menos, o equilíbrio térmico da Terra sofrerá conjuntamente.

  Nesse sentido, grande parte da comunidade científica acredita que o aquecimento global observado nas últimas décadas se deve ao agravamento do efeito estufa causado pelo aumento da concentração de poluentes antropogênicos na atmosfera (principalmente gás carbônico) - foi o que mostrou o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) no seu relatório mais recente.

     Por outro lado,existem aqueles que acreditam que estamos passando por um período interglacial caracterizado por temperaturas médias mais quentes que separam os períodos glaciais.

    Independentemente de suas causas o aquecimento global tem sido fonte de grande preocupação, pois permite que um ecossistema mude, o que consequentemente pode levar a alterações nas nossas vidas.


Início


Introdução


Tarefa

Processo

Fontes

Avaliação

Conclusão

Créditos

Bibliografia