Vertebrados
 Peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos

Conclusão

PARABÉNS PESSOAL !!!!! VOCÊS CHEGARAM AO FINAL DESSA TAREFA!!!! E conseguiram levar alguns animais para o planeta do Small, além de terem ensinado a ele um pouco sobre o nosso planeta Terra e os animais que vivem aqui!!!

Esperamos que vocês tenham aprendido um pouco mais sobre os vertebrados, esse grupo de animais tão interessante e legal de ser estudado!!!

E agora que vocês já sabem um pouco sobre os bichos vale a pena pensar na situação que eles vivem, ou melhor, na situação em que está o planeta em que NÓS vivemos, certo?!

Vamos lá! Olhe para a janela mais perto de você! O que você está vendo??? Prédios? Casas? Ruas asfaltadas? Carros? Construções? Muitas pessoas?  E na televisão?? Notícias de enchentes? Queimadas? Desmatamento? Violência? Animais sendo sacrificados?

Bem, provavelmente você deve ter visto pelo menos um desses itens. Mas, pense bem...Será que há uns 100 anos atrás tudo era desse jeito?? Talvez parecido, mas será que tínhamos tanta poluição, tanta área verde sendo queimada ou retirada para fazer pastos, por exemplo?? Faça uma pesquisa rápida! Pergunte para seus avós ou até mesmo para seus pais como era o ambiente na época em que eles eram da sua idade, se tinha tanta poluição, se tinha tanto carro nas ruas, como eram as ruas, e o problema da violência... pense um pouco sobre isso!

Você deve ter chegado a conclusão de que muito mudou de uns tempos para cá, certo ?!

Mas...O que isso tem haver com os bichos, certo?! Pois é, tudo haver!!!!

Como você acabou de aprender, cada animal tem um habitat natural em que ele vive desde muito tempo e que é a situação ideal para os mesmos, certo?!

Agora vejamos... Se as pessoas estão tirando esse espaço que são deles para outros fins, esses animais provavelmente terão de ir para outros lugares ou podem, até mesmo, morrer, uma vez que podem não conseguir se adaptar a outra situação.

Outro caso é o dos animais que invadem casas ou outros ambientes e são tidos como perigosos. Pensando um pouco... Quando se tira o ambiente natural do animal ele terá de fugir para outro lugar, certo?! Mas, e se ele não tiver outro lugar para ir? Ou então, quando as pessoas matam as presas (alimento) dos animais, eles não terão o que comer. Terão, então, que procurar outra fonte de alimento, certo?! Mas, aonde?

Muito simples caros amigos, esses animais terão de invadir locais atípicos para eles, como nossas casas e pegar animais que também não comiam antes. Isto vale para qualquer animal!!! Alguns exemplos: Morcegos que “chupam” sangue de pessoas; onças que invadem pastos e matam bois; lobos que pegam galinhas; peixes exóticos (animais originários de outra localidade que são introduzidos no nosso ambiente) que acabam comendo nossos peixes ou mesmo acabando com a fonte de alimento deles, aves que começam a fazer ninhos dentro de nossas casas ou atacam nossos animais, enfim...há uma série de exemplos!!!

E o que isso tem haver com a gente, né?! Eles são animais e nada têm haver com a gente, certo ?! ERRADO!!!

Acontece que também somos animais, mamíferos por sinal, e fazemos parte desse ciclo da vida, ou seja, prejudicando esses animais às vezes tão distantes de nós, mais cedo ou mais tarde veremos as conseqüências em nós mesmos!!! E prejudicando não só os animais, mas principalmente o ambiente deles!!!!

O que fazer ??? Bem, a notícia boa é que nós podemos melhorar essa situação! E depende apenas da nossa vontade!!! Com simples ações podemos fazer a nossa parte e se cada um fizer o que está ao seu alcance,aí sim poderemos começar a pensar numa melhora!!!! Parece difícil, não é mesmo ?! Mas, na verdade, não é! Você pode contribuir com simples ações, por exemplo: jogar o lixo no lixo e fazer, quem sabe, uma coleta seletiva desse lixo, para se reciclar o que pode ser aproveitado; chamar a atenção dos seus parentes e colegas para não sujar o meio ambiente; não gastar muita água, apenas o necessário; conversar com seus professores para desenvolver projetos na escola que ajudem na conscientização das pessoas; enfim...há muito o que se fazer, só basta querer!!! E isto depende apenas de nós!!!