A tarefa

Certamente você, como pai, mãe, professor, professora, deve ter uma opinião formada sobre sua utilização de celulares na escola de maneira geral e, em especial, na Educação Básica. Afinal, você pensa sobre questões da educação, é crítico quanto ao que pode ou deve acontecer na escola.

Você sabe bem que as tecnologias que invadem a nossa vida cotidiana de alguma forma chegam à escola.

Você faz parte do grupo dos tecnófilos, que estão convencidos de que devamos aproveitar na escola todos os recursos que o desenvolvimento das tecnologias digitais de informação e comunicação nos oferece?  Ou prefere se alinhar com os tecnófobos, que se opõem ao das tecnologoias na escola, pelo menos para alunos em faixas etárias mais inferiores? 

Nem tanto ao céu, nem tanto ao mar, você dirá.

Minha aposta é que você tem uma posição, digamos, intermediária, vendo coisas a favor da utilização do celular na Educação Básica, mas com bastante atenção quanto aos problemas que podem advir desse uso.

Se você é umas dessas pessoas prudentes, sabe que isso significa tanto observar o que dizem os tecnófilos, como estar atento aos alertas dos tecnófobos.

A tarefa dessa WebQuest se desenvolverá na forma de uma dramatização.  Dramatizar, só para lembrar, é dar a forma ou interesse de drama a algo. Figurativamente, dramatizar é tornar mais interessante ou comovente, é buscar dar mais relevo a uma narrativa.

Para dramatizar, você e um/a colega constituirtão uma dupla que representará personagem: tecnófilo ou tecnófobo.

A tarefa será a de defender, de forma fundamentada, uma posição a favor (de forma exagerada, como um tecnófilo) ou contra (de forma exagerada, como um tecnófobo) o uso dos celulares nas escolas da Educação Básica. Veja que será um único papel para a dupla, não cabe a cada um/a dela assumir um papel diferente.

A dramatização, você sabe, é uma representação. Como destaca Janet Murray no livro "Hamlet no Holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço", a representação nos permite exercitar "comportamentos alternativos que não fazem parte de nossas rotinas".

É o que se espera na dramatização nesta WebQuest. Você adotará um papel que pode corresponder a uma visão até mesmo oposta ao que de fato pensa sobre o uso de celulares na escola.

É essencial lembrar-se do importante: a atividade é uma dramatização, você e o/a colega terão que desempenhar um papel. E, em sendo afinal uma representação, não se trata de exprimir posição pessoal sobre o uso do celular  na escola da Educação Básica.

Para que você o/a colega na dupla possam cumprir a tarefa, elaborarão dois produtos.

Um produto (inicial) será um pequeno bloco, em formato digital. Nele estarão as anotações, coletadas das fontes indicadas para a realização da Webquest. Essas anotações, as notas de leitura, serão utilizadas depois, quando for o momento de elencar os argumentos que serão utilizados na defesa do uso ou não do celular na escola da Educação Básica. 

Mas um detalhe é importante: você terá que se basear exclusivamente em informações recolhidas nas fontes recomendadas na WebQuest. Não cabe buscar outros textos na internet.

Em seguida vocês produzirão uma pequena apresentação (slide presentation ou show de slides), que será a forma de exibir a defesa da posição pela qual optaram 0 tecnófilo ou tecnófobo, no cumprimento da Tarefa da WebQuest. No conjunto dos slides (telas) estarão os argumentos de um tecnófobo ou de um tecnófilo, ideias que eles adotariam para defender sua posição.

Mas lembre-se sempre: a atividade é uma representação. Vocês desempenharão um papel, que pode não coincidir com o que de fato cada uma pensa sobre o uso de celulares na escola da Educação Básica. Mas neste caso, fingir não é problema. É um exercício de criatividade na aprendizagem.

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