O Processo

Para que você e o/a colega de dupla possam cumprir a Tarefa, seguirão etapas, que foram sequencialmente numeradas.
O processo foi dividido em várias etapas. A segunda etapa exigirá conexão à internet. A terceira e a quarta etapas serão executadas ainda no computador, mas sem a necessidade dessa conexão.
 Na etapa 5 será necessário, novamente, estar conectado à internet.

Etapa 1 - Escolher um papel

  1. Escolha, juntamente com o/a colega de dupla, um papel a desempenhar: tecnófilo ou tecnófobo, tendo como referência as descrições que se seguem.

O TECNÓFILO

Você adora todos computador, celulares, tablets. Para você, eles todos são máquinas incríveis, possivelmente as maiores invenções da humanidade.
Eles foram criados para facilitar nossa vida, para resolver mos problemas. Eles otimizam processos, simplificam a vida.
Da mesma forma que o computador, o celular incorporado na escola certamente ajudará a resolver os sérios problemas da educação, se não todos, a maioria. Afinal, as crianças e jovens gostam do celular - se deixados, não desgrudarão deles - e seu uso poderá contribuir para que a aprendizagem seja mais fácil, mais lúdica, muito mais interessante. Afinal, são muitos recursos, é o acesso a muitas fontes de informação, na internet.
Para você a melhor escola é aquela que faz o maior uso possível das tecnologias da informação, com acesso à Internet e outros recursos mais, dentre elas os celulares.
O celular passou a ser hoje um instrumento tão essencial na educação que os pais não gostarão que seus filhos estudem em escolas que não tenham essas máquinas. Os pais querem os filhos em escolas  modernas, que usam tecnologia.

Os celulares
servem como calculadoras, podem ser usados para anotações, tiram fotos, gravam vídeos e permitem navegar na internet. E, claro, os pais poderão estar em contato constante com eles, inclusive quando estiverem na escola.
Você acredita que para melhorar sua educação o Brasil tem que colocar, além de computadores, celulares e tablets nas escolas. Os professores darão um jeito de saber usar o celular para que os alunos aprendam, fazendo com que o ensino seja melhor do que é hoje. Quanto mais tecnologia, melhor a escola, melhor a educação.
E toda aquela conversa de que telefone atrapalha a aula não passa de  balela, coisa de gente que não gosta de tecnologia e não a quer na escola. Por isso, "toda a força ao celular na escola!" é o que você pensa.

O TECNÓFOBO

Você não gosta de computador. Computador é máquina sofisticada e, por isso, está sujeito a problemas: estraga, trava e complica a vida. Também não gosta de celulares, smartphones, tablets. Eles só servem para atrapalhar, principal,mente na escola. São máquinas criadas para afastar as pessoas.
Como todo equipamento moderno, o celular é complicado, exigindo que as pessoas gastem muito tempo aprendendo como funciona aquele monte de recursos.

Comprar celular custa caro. Pagar conta das operadoras mais ainda.

Você não vê uma função para o celular na escola, a menos que seja para perturbar os pobres dos professores, que já sofrem tanto para tentar ensinar jovens que não querem aprender. Afinal, eles só querem ficar em redes sociais. Parece que para eles a vida é estar no Facebool, é fofocar no WhatsApp.

Ademais, a
escola, que tem outras necessidades (merenda, livros, aumentar salários dos professores) não pode gastar o pouco dinheiro mantendo acesso wireless para que os alunos utilizem celulares e até tablets em aula. Até porque eles vão é ficar teclando, conversando fiado ao invés de tratar de aprender.
Para você a escola é lugar das pessoas estabelecerem laços sociais, aprender a ler, a escrever e a fazer contas  e não perder tempo "passeando na internet". Ler, escrever e fazer contas os alunos têm que aprender do mesmo jeito que você aprendeu: escrevendo e fazendo contas, usando lápis no papel. Afinal de contas amanhã eles poderão de repente não ter essas tecnologias na mão e vão continuar precisando saber ler, escrever e fazer contas. E tem mais: com o celular, buscando informação o tempo todo na internet, os alunos vão parar de pensar, não se preocuparão em decorar nada, já que a máquina fará tudo por eles. Para você não há lugar para celular na escola da educação básica. E ponto final.

Etapa 2 - Preparar anotações

Faça o acesso aos sites que foram previamente selecionados para a Tarefa. Os sites estão indicados em Fontes. Deverão ser visitados obrigatoriamente os dois sites onde estão documentos que reforçam a posição tendo em vista o papel adotado no cumprimento da Tarefa. Há dois textos a serem lidos por quem será tecnófilo e dois por quem escolheu o papel de tecnófobo.

Você e o /a colega de dupla deverão recolher informações nos sites - indicados nesta WebQuest - que servirão para apoiar a opinião que defenderá. Essas informações deverão ser registradas em uma coletânea de anotações, que será criadanotebook.gif (4471 bytes) com o Word ou um programa semelhante, como o Writer, que integra a suíte OpenOffice.
Para isso, quando estiver na web page dos textos indicados para seu papel, marque, com o cursor, todo o parágrafo, a frase ou o trecho que interessa como fonte de argumentação, copie-e e  cole-o no bloco de  anotações.
Não se esqueçam de periodicamente gravar (salvar/guardar) o documento da coletânea de anotações.
A organização da coletânea de anotações dispensará a volta a todo momento às webpages utilizadas como fontes de informação quando for o momento de realizar a etapa 3 do Processo. Portanto, se isso representa agora um trabalho, poupará tempo depois.

Etapa 3 - Refinar anotações

Concluídas as leituras dos dois textos indicados e a organização das coletânea de anotações, selecionem os pontos mais importantes na argumentação que farão no papel que escolheu desempenhar. Vejam o que consideram argumentos mais efetivos na defesa que foi escolhida para a dramatização, tecnófilo ou tecnófobo.
Voltem à coletânea, releiam tudo o que foi ali transcrito e retirem todos aqueles trechos que podem agora não fazer muito sentido, que são repetições de outros pontos ou que agora consideram desnecessários.

Etapa 4 - Preparar uma apresentação

Com a coletânea de anotações refinada, é momento de preparar a apresentação, com auxílio do PowerPoint ou de um software semelhante, como o Impress, do OpenOffice. 

A apresentação deve ser organizada na perspectiva do papel adotado, tecnófilo  ou tecnófobo. Portanto, é a apresentaçao que uma pessoa com algums desses perfis faria. Lembre-se: não se trata, definitivamente, de expor sua opinião pessoal e/ou do/a colega de dupla.
Serão no máximo 10 (dez) slides. O primeiro conterá, obrigatoriamente, duas informações importantes: o nome completo de cada integrante da dupla e o papel escolhido na Tarefa: tecnófilo ou tecnófobo. Contudo, o primeiro slide pode ainda conter algum título sugestivo: usem a imaginação.

Algumas dicas sobre como preparar uma apresentação podem ser úteis. Clique aqui para ver algumas.

Etapa 5 - Compartilhar a apresentação

Concluída a apresentação, você deverá carregá-la no SlideShare, um site para compartilhamento de apresentações (coleções de slides) geradas no PowerPoint ou com um software semelhante. Para isso você precisa ter ali uma conta. Se ainda não a tem, crie-a. O SlideShare oferece um serviço gratuito.  

Se você jamais utilizou o SlideShare ou tem alguma dúvida em relação à sua plena utilização, um tutorial está disponível. Basta clicar aqui para vê-lo.

Outro manual, em duas partes, elaborado para uso na formação de professores do Projeto UCA em Minas Gerais, também está disponível on-line. Na primeira parte - clique aqui para vê-la - o Manual ensina como criar uma conta no SlideShare. Na segunda parte - clique aqui para vê-la - você aprenderá como carregar uma apresentação no SlideShare.

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