O Processo
Para que você e o/a colega de dupla possam cumprir a Tarefa, seguirão
etapas, que foram sequencialmente numeradas.
O processo foi dividido em várias etapas. A segunda etapa exigirá conexão à internet.
A terceira e a quarta etapas serão executadas ainda no computador, mas sem a necessidade
dessa conexão. Na etapa 5 será necessário,
novamente, estar conectado à internet.
Etapa 1 - Escolher um papel
Escolha, juntamente com o/a colega de dupla, um papel a desempenhar: tecnófilo ou tecnófobo, tendo como referência as descrições que se seguem.
O TECNÓFILO
Você adora todos
computador, celulares, tablets. Para você, eles todos são máquinas incríveis, possivelmente as
maiores
invenções da humanidade. |
O TECNÓFOBO
Você não gosta
de computador. Computador é máquina sofisticada e, por isso, está sujeito a problemas:
estraga, trava e complica a vida. Também não gosta de celulares,
smartphones, tablets. Eles só servem para atrapalhar,
principal,mente na escola. São máquinas criadas para afastar as pessoas. |
Etapa 2 - Preparar anotações
Faça o acesso aos sites que foram previamente selecionados para a Tarefa. Os sites estão indicados em Fontes. Deverão ser visitados obrigatoriamente os dois sites onde estão documentos que reforçam a posição tendo em vista o papel adotado no cumprimento da Tarefa. Há dois textos a serem lidos por quem será tecnófilo e dois por quem escolheu o papel de tecnófobo.
Você e o /a colega
de dupla deverão recolher
informações nos sites - indicados nesta WebQuest - que servirão para apoiar a opinião que defenderá. Essas
informações deverão ser registradas em uma coletânea de anotações, que será
criada com o Word ou um programa semelhante, como o
Writer,
que integra a suíte OpenOffice.
Para isso, quando estiver na web page dos textos indicados para seu
papel, marque, com o cursor, todo o
parágrafo, a frase ou o trecho que interessa como fonte de argumentação,
copie-e e cole-o no bloco de
anotações.
Não se
esqueçam de periodicamente gravar (salvar/guardar) o documento da coletânea de
anotações.
A organização da coletânea de anotações dispensará a volta a todo momento às
webpages utilizadas como fontes
de informação quando for o momento de realizar a etapa 3 do Processo. Portanto, se isso representa agora
um trabalho, poupará tempo depois.
Etapa 3 - Refinar anotações
Concluídas as leituras dos dois textos
indicados e a organização das coletânea de anotações, selecionem os pontos mais importantes na argumentação que farão no papel
que escolheu desempenhar. Vejam o que consideram argumentos mais efetivos na defesa
que foi escolhida para a dramatização, tecnófilo ou tecnófobo.
Voltem à coletânea, releiam tudo o que foi ali transcrito e retirem todos
aqueles trechos que podem agora não fazer muito sentido, que são repetições de
outros pontos ou que agora consideram desnecessários.
Etapa 4 - Preparar uma apresentação
Com a coletânea de anotações refinada, é momento de preparar a apresentação, com auxílio do PowerPoint ou de um software semelhante, como o Impress, do OpenOffice.
A
apresentação deve ser organizada na perspectiva do papel adotado, tecnófilo
ou tecnófobo. Portanto, é a apresentaçao que uma pessoa com algums desses perfis
faria. Lembre-se: não se trata, definitivamente, de expor sua opinião pessoal
e/ou do/a colega de dupla.
Serão no máximo 10 (dez) slides. O primeiro conterá,
obrigatoriamente, duas
informações importantes: o nome completo de cada integrante da dupla e o papel escolhido na Tarefa:
tecnófilo ou tecnófobo. Contudo, o primeiro slide pode ainda conter algum título
sugestivo: usem a imaginação.
Algumas dicas sobre como preparar uma apresentação podem ser úteis. Clique
aqui para ver algumas.
Etapa 5 -
Compartilhar a apresentação
Concluída a apresentação,
você deverá carregá-la no
SlideShare, um site para compartilhamento de apresentações (coleções
de slides) geradas no PowerPoint ou com um software semelhante.
Para isso você precisa ter ali uma conta. Se ainda não a tem, crie-a. O
SlideShare oferece um serviço gratuito.
Se você jamais utilizou o SlideShare ou tem alguma dúvida em relação à sua plena
utilização, um tutorial está disponível. Basta clicar
aqui para vê-lo.
Outro manual, em duas partes, elaborado para uso na formação de professores do
Projeto UCA em Minas Gerais, também está disponível on-line. Na primeira parte -
clique
aqui para vê-la - o Manual ensina como criar uma conta no
SlideShare. Na segunda parte - clique
aqui para vê-la - você aprenderá como carregar uma apresentação no
SlideShare.