INTRODUÇÃO

A leptospirose, também conhecida como Mal de Weil, ou Síndrome de Weil,  é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Leptospira interrogans presente na urina do rato. É uma zoonose que tem distribuição mundial, mas ocorre com maior ocorrência em regiões de clima tropical e subtropical por reunir condições climáticas favoráveis ao aparecimento da doença. No Brasil, apresenta-se em todos os meses do ano, principalmente naqueles com alto índice pluviométrico e em centros urbanos com aglomerações de população de baixa renda, em condições inadequadas de saneamento e alta infestação de roedores. A L. interrogans penetra através da pele e de mucosas (olhos, nariz, boca) ou através da ingestão de água e alimentos contaminados. A presença de pequenos ferimentos na pele facilita a penetração, que pode ocorrer também através da pele íntegra, quando a exposição é prolongada.

As formas de prevenção se baseiam no controle dos roedores e em medidas para melhorar o meio ambiente - habitação protegida das águas da chuvas, saneamento básico e cuidados especiais com o lixo, principal alimento do rato.

O Ministério da Saúde, por intermédio da Secretaria de Vigilância em Saúde/SVS, elabora normas, coordena, assessora e supervisiona as ações de vigilância e controle da doença, que são desenvolvidas em todo o país pelas secretarias estaduais e municipais de saúde. Para desenvolver este papel, a SVS elabora e distribui material técnico e educativo, e capacita técnicos de estados e municípios para executarem ações de forma mais efetiva. A SVS também estuda os dados da doença registrados em todo o país, e se mantém vigilante para a ocorrência de casos e surtos de leptospirose, a todo momento.