Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas - Campus Coração Eucarístico - Av. Dom José Gaspar, 500 - Belo Horizonte
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O X Simpósio Nacional de Pesquisa em Educação acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de maio de 2017.
As inscrições, quando acompanhadas do resumo dos trabalhos a serem submetidos para apresentação, deverão ser realizadas até 17 de abril de 2017.
A submissão dos trabalhos será através do e-mail do simpósio, sendo que o documento word anexado não deve constar o nome do(s) autores (somente na mensagem).
A inscrição de participante apenas na qualidade de ouvinte será possível até o dia 10 de maio de 2017. As inscrições para o Simpósio são feitas através do sistema PuCSM.
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Sessões temáticas |
Ementas |
Coordenadores |
1. Programas socioeducativos e políticas de ampliação do direito à educação.
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O direito à educação no Brasil: legislação, histórico e evolução. A dupla rede de educação no Brasil e as relações sócio-sociológicas. A "urbanização sociopática" no Brasil e a violência urbana. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a definição ampliada de educação. As medidas sócio-educativas e o papel do Estado. |
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2. Diversidade na perspectiva etnicorracial e Educação do Campo. |
A diferença na escola traz a questões do campo e etnicorraciais para o centro do debate nesta sessão temática, tendo como perspectiva, especialmente, a Lei 10.639/03 e as políticas educacionais protagonizadas pelos movimentos sociais do campo como principais aspectos a serem investigados. |
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3. Educação e Trabalho.
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Políticas para a Educação Profissional e Tecnológica; Trabalho nas diferentes modalidades e perspectivas; Políticas para o Trabalho Docente, Formação e Profissionalização de Professores para os diferentes níveis e modalidades de ensino. |
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4. Educação, mídia, tecnologia e sociabilidade.
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Apresentação de pesquisas em áreas temáticas relacionadas ao uso da mídia de massa e das tecnologias da informação e da comunicação (TICs), como medicação pedagógica, promovendo o ensino aprendizagem em ambientes escolares e não escolares (formação inicial e continuada). Nessa linha incluem-se os trabalhos de pesquisa que reflitam a complexidade de processos educativos numa sociedade cibercultural, tais como: redes sociais, comunidades virtuais, aprendizagem em rede, docência online, Web 2.0, Educação a Distância (EaD), uso educativo de softwares e os novos modos de ser e de aprender na sociedade em rede e a configuração das sociabilidades presentes na escola numa sociedade midiática. |
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5. Diversidade na perspectiva de gênero, sexualidade e Educação inclusiva
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O desafio da diversidade implica em um debate que desafia a homogeneização buscada na escola sobre as bases patriarcais. Assim, buscamos discutir a diferença na sala de aula em relação aos seus processos de naturalização e as possibilidades de uma educação que proporcione o acolhimento de todos. Neste sentido, a Educação Inclusiva se apresenta em um quadro de debates permeado pelo questionamento da exclusão e indagando os modelos de inclusão promovidos. |
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6. Escola e seus sujeitos.
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O universo da escola constituído pelos seus sujeitos e os sujeitos que se constituem no universo da escola: as interações sociais; os processos de ensino e aprendizagem; a construção dos conhecimentos em cada momento da formação humana, considerando as especificidades da criança, do adolescente, do jovem e do adulto. As expressões da diversidade acontecendo no cotidiano escolar: as interações entre os diferentes sujeitos e suas aprendizagens. As relações sociais, históricas e culturais dos sujeitos com os tempos e espaços escolares. |
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7. Escola, currículo e relações com o conhecimento.
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Esta sessão temática propõe uma reflexão sobre o currículo escolar desde sua construção e organização até suas práticas nas escolas. Diferentes formas de conhecimento, novas organizações de espaços, tempos escolares e uma abordagem que integre as diversas disciplinas e áreas do saber. |
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8. Docência, formação, trabalho e constituição histórico-social.
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A pretensão é reunir e divulgar pesquisas sobre formação, condição e trabalho docente, numa perspectiva histórico-social, promovendo o debate sobre temas de pesquisa e questões teórico-metodológicas relativas a: processos de formação inicial e continuada de professores; História, memória e identidade docente; Saberes e práticas docentes; Representações sociais da profissão; Docência em diferentes níveis e modalidades de ensino; História Oral, histórias de vida e narrativas autobiográficas nos estudos sobre docência. |
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Profa. Dra. Lorene dos Santos
Profa. Dra. Stella Maria Fernandes Marques Rodrigues
Prof. Teodoro Adriano Costa Zanardi (Coordenador da Comissão)
Profa. Dra. Sheilla Alessandra Brasileiro de Menezes;
Profa. Me. Nilza Bernardes Santiago;
Profa. Me. Lenise Maria Ribeiro Ortega;
Profa. Me. Heliane Alves de Carvalho Costa;
Prof. Me. Gustavo Libério de Paulo;
Glaydson Nunes Soares de Souza (Graduando de Pedagogia);
Karoline Kerlly dos Santos (Graduanda de Pedagogia).