PROCESSO

A tarefa, como já foi mencionado, será realizada em dupla. Para que você e seu/sua colega possam cumprir a Tarefa, deverão seguir algumas etapas, que foram sequencialmente numeradas.

Etapa 1 - Escolher um papel 

Você e sua dupla escolherão um papel a desempenhar: tecnófilo ou tecnófobo, tendo como referência as descrições que se seguem.
Importante: o papel será único para o grupo. Portanto, a escolha do papel a ser desempenhado deve ser um consenso na dupla.

O TECNÓFILO 

Você adora todos computador, celulares, tablets. Para você, eles todos são máquinas incríveis, possivelmente as maiores invenções da humanidade.
Eles foram criados para facilitar nossa vida, para resolver nossos problemas. Eles otimizam processos, simplificam a vida.
Da mesma forma que o computador, o celular incorporado na escola certamente ajudará a resolver os sérios problemas da educação, se não todos, a maioria. Afinal, as crianças e jovens gostam do celular - se deixados, não desgrudarão deles - e seu uso poderá contribuir para que a aprendizagem seja mais fácil, mais lúdica, muito mais interessante. Afinal, são muitos recursos, é o acesso a muitas fontes de informação, na internet.
Para você a melhor escola é aquela que faz o maior uso possível das tecnologias da informação, com acesso à Internet e outros recursos mais, dentre elas os celulares.
O celular passou a ser hoje um instrumento tão essencial na educação que os pais não gostarão que seus filhos estudem em escolas que não tenham essas máquinas. Os pais querem os filhos em escolas  modernas, que usam tecnologia.
Os celulares servem como calculadoras, podem ser usados para anotações, tiram fotos, gravam vídeos e permitem navegar na internet. E, claro, os pais poderão estar em contato constante com seus filhos, inclusive quando estiverem na escola.
Você acredita que para melhorar sua educação o Brasil tem que colocar, além de computadores, celulares e tablets nas escolas. Os professores darão um jeito de saber usar o celular para que os alunos aprendam, fazendo com que o ensino seja melhor do que é hoje. Quanto mais tecnologia, melhor a escola, melhor a educação.
E toda aquela conversa de que telefone atrapalha a aula não passa de uma  balela, coisa de gente que não gosta de tecnologia e não a quer na escola. Por isso, "toda a força ao celular na escola!" é o que você pensa.

O TECNÓFOBO

Você não gosta de computador. Computador é máquina sofisticada e, por isso, está sujeito a problemas: estraga, trava e complica a vida. Também não gosta de celulares, smartphones, tablets. Eles só servem para atrapalhar, principal,mente na escola. São máquinas criadas para afastar as pessoas.
Como todo equipamento moderno, o celular é complicado, exigindo que as pessoas gastem muito tempo aprendendo como funciona aquele monte de recursos.
Comprar celular custa caro. Pagar conta das operadoras custa mais ainda.
Você não vê uma função para o celular na escola, a menos que seja para perturbar os pobres dos professores, que já sofrem tanto para tentar ensinar jovens que não querem aprender. Afinal, os estudantes só querem saber de ficar em redes sociais. Parece que para eles a vida é estar no WhattsApp  ou no Facebook.  Ou, é jogar o tempo todo.
Ademais, a escola, que tem outras necessidades (merenda, livros, aumentar salários dos professores), não pode gastar o pouco dinheiro mantendo acesso wireless para que os alunos utilizem smartphones ou  tablets em aula. Até porque eles vão é ficar teclando, conversando fiado ao invés de tratar de aprender.
Para você a escola é lugar das pessoas estabelecerem laços sociais, aprenderem a ler, a escrever e a fazer contas e não perder tempo "flanando na internet". 

Ler, escrever e fazer contas os alunos têm que aprender do mesmo jeito que você aprendeu: escrevendo e fazendo contas, usando lápis no papel. Afinal de contas amanhã eles poderão de repente não ter essas tecnologias na mão e vão continuar precisando saber ler, escrever e fazer contas. 

E tem mais: com o celular, buscando informação o tempo todo na internet, os alunos vão parar de pensar, não se preocuparão em decorar nada, já que a máquina fará tudo por eles. Para você não há lugar para celular na escola da educação básica. E ponto final.

Etapa 2 - Preparar anotações

  1. Em seguida, faça o acesso aos sites previamente selecionados para a Tarefa. Os sites estão indicados em Fontes [ver na barra de menu, à esquerda na tela]. Deverão ser visitados obrigatoriamente os dois sites onde estão documentos que reforçam a posição tendo em vista o papel adotado no cumprimento da Tarefa. Há dois textos a serem lidos por quem será tecnófilo e dois por quem escolheu o papel de tecnófobo.

  2. Você e sua dupla deverão recolher informações nos sites - indicados nesta WebQuest - que servirão para apoiar a opinião que defenderá. Essas informações deverão ser registradas em um arquivos que será criado no editor de textos de uma suíte denominada  Zoho Docs. Os arquivos criados no Zoho Docs ficam armazenados na nuvem, podem ser baixados e compartilhados. O compartihamento é de extrema utilidade quando realizamos tarefas colaborativas com colegas.

Um detalhe importante. Aquele integrante da dupla que criou o documento no Zoho Docs deverá compartilhá-lo com a dupla para que possam colaborativamente construir a apresentação.

  1. Para organizarem a coletânea de excertos, copiem (das web pages dos textos indicados em Fontes) a frase ou o trecho que interessa como fonte de argumentação e colem no documento que você e seu colega criaram no Zoho Docs. A organização dessa coletânea de anotações dispensará o grupo de ficar voltando a todo momento às web pages indicadas como fontes de informação quando for o momento de realizar a etapa 3 do Processo. Portanto, se isso representa trabalho em um primeiro momento, poupará tempo depois.

Etapa 3 - Refinar as anotações

Concluídas as leituras dos textos indicados em função do papel escolhido e a organização das coletânea de anotações, você e seu colega selecionarão os pontos mais importantes na argumentação que farão no papel que escolheram desempenhar. Vejam o que consideram argumentos mais efetivos na defesa da posição que escolheu: tecnófilo ou tecnófobo.

Voltem à coletânea, que foi criada no Zoho Docs, releiam tudo o que foi ali transcrito e retirem todos aqueles trechos que podem agora não fazer muito sentido, que são repetições de outros pontos ou que vocês agora consideram desnecessários. 

Etapa 4 - Preparar uma apresentação 

Com a coletânea de anotações refinada, será então o momento de preparar uma apresentação (conjunto de slides) que você com a sua dupla utilizarão, depois, para fazer a defesa oral da posição (tecnófilo ou tecnófilo) que escolheram.

Entretanto vocês não usarão um software como PowerPoint ou semelhante ou mesmo o Google Slides, com o qual você e seu colega provavelmente já estão acostumados. A apresentação será  criada, de forma colaborativa pela dupla, em um serviço on-line chamado Zoho Show, um outro recurso que integra a suíte Zoho Docs. A proposta é com, q WerbQuest vocês conheçam outras ferramentas.

Um integrante do grupo fará o cadastro no Zoho Show e depois convidará o colega para colaborar na criação  da apresentação. Veja como fazer isso e como utilizar o Soho Show em manual de uso rápido que está disponível on-line, basta clicar aqui.

A apresentação deve ser organizada na perspectiva do papel escolhido pelo grupo, tecnófilo  ou tecnófobo. Portanto, seria a apresentação que uma pessoa com um desses perfis eventualmente faria. Lembre-se: não se trata, definitivamente, de expor a sua opinião pessoal ou dos integrantes do seu grupo.

Serão no máximo 12 (doze) slides. O primeiro conterá, obrigatoriamente, duas informações importantes: os nomes dos integrantes da dupla e o papel que foi escolhido para o cumprimento da Tarefa: tecnófilo ou tecnófobo. Contudo, o primeiro slide pode ainda conter algum título sugestivo e uma boa ilustração: usem a imaginação!

E mais uma coisa: definitivamente não coloquem referências bibliográficas em um último slide, como se a apresentação fosse um ensaio ou um artigo elaborado no Word.. 

A criatividade deve ser utilizada a todo momento na construção da apresentação. Da mesma forma, a estética. É importante criar slides que permitam uma boa visão das ideias, ainda que utilizando poucas palavras, ao mesmo tempo em que sejam visualmente agradáveis. Poluição visual, como qualquer outra forma de poluição, tem que ser evitada.

Algumas dicas sobre como preparar uma apresentação podem ser úteis. Se vocês consideram que precisam conhecer algumas boas dicas, cliquem aqui ou aqui ou aqui.

Etapa 5 - Informar ao professor a apresentação

Concluída a atividade, você e seu grupo comunicarão ao professor o link da apresentação que foi criada no Zoho Show (veja no manual de uso rápido como identificar o link). O professor orientará sobre o envio do link da apresentação no Zoho Show.

A apresentação será utilizada quando do momento da defesa oral da posição que o grupo adotou. 

AVANÇA