PROCESSO
A tarefa, como já foi mencionado, será realizada em dupla. Para que você e seu/sua colega possam cumprir a Tarefa, deverão seguir algumas etapas, que foram sequencialmente numeradas.
Etapa 1 - Escolher um papelVocê e sua dupla escolherão um
papel a desempenhar: tecnófilo ou tecnófobo, tendo como referência as
descrições que se seguem.
Importante: o papel será único para o grupo. Portanto, a escolha do
papel a ser desempenhado deve ser um consenso na dupla.
O TECNÓFILO Você adora
todos computador,
celulares, tablets. Para você, eles todos são máquinas incríveis,
possivelmente as maiores invenções da humanidade. |
O TECNÓFOBO
Você não gosta de
computador. Computador é máquina sofisticada e, por isso, está sujeito
a problemas: estraga, trava e complica a vida. Também não gosta de
celulares, smartphones, tablets. Eles só servem para atrapalhar,
principal,mente na escola. São máquinas criadas para afastar as
pessoas. Ler, escrever e fazer contas os alunos têm que aprender do mesmo jeito que você aprendeu: escrevendo e fazendo contas, usando lápis no papel. Afinal de contas amanhã eles poderão de repente não ter essas tecnologias na mão e vão continuar precisando saber ler, escrever e fazer contas. E tem mais: com o celular, buscando informação o tempo todo na internet, os alunos vão parar de pensar, não se preocuparão em decorar nada, já que a máquina fará tudo por eles. Para você não há lugar para celular na escola da educação básica. E ponto final. |
Etapa 2 - Preparar anotações
Em seguida, faça o acesso aos sites previamente selecionados para a Tarefa. Os sites estão indicados em Fontes [ver na barra de menu, à esquerda na tela]. Deverão ser visitados obrigatoriamente os dois sites onde estão documentos que reforçam a posição tendo em vista o papel adotado no cumprimento da Tarefa. Há dois textos a serem lidos por quem será tecnófilo e dois por quem escolheu o papel de tecnófobo.
Você e sua dupla deverão recolher informações nos sites - indicados nesta WebQuest - que servirão para apoiar a opinião que defenderá. Essas informações deverão ser registradas em um arquivos que será criado no editor de textos de uma suíte denominada Zoho Docs. Os arquivos criados no Zoho Docs ficam armazenados na nuvem, podem ser baixados e compartilhados. O compartihamento é de extrema utilidade quando realizamos tarefas colaborativas com colegas.
Um detalhe importante. Aquele integrante da dupla que criou o documento no Zoho Docs deverá compartilhá-lo com a dupla para que possam colaborativamente construir a apresentação.
Para organizarem a coletânea de excertos, copiem (das web pages dos textos indicados em Fontes) a frase ou o trecho que interessa como fonte de argumentação e colem no documento que você e seu colega criaram no Zoho Docs. A organização dessa coletânea de anotações dispensará o grupo de ficar voltando a todo momento às web pages indicadas como fontes de informação quando for o momento de realizar a etapa 3 do Processo. Portanto, se isso representa trabalho em um primeiro momento, poupará tempo depois.
Etapa 3 - Refinar as anotações
Concluídas as leituras dos textos indicados em função do papel escolhido e a organização das coletânea de anotações, você e seu colega selecionarão os pontos mais importantes na argumentação que farão no papel que escolheram desempenhar. Vejam o que consideram argumentos mais efetivos na defesa da posição que escolheu: tecnófilo ou tecnófobo.
Voltem à coletânea, que foi criada no Zoho Docs, releiam tudo o que foi ali transcrito e retirem todos aqueles trechos que podem agora não fazer muito sentido, que são repetições de outros pontos ou que vocês agora consideram desnecessários.
Etapa 4 - Preparar uma apresentação
Com a coletânea de anotações refinada, será então o momento de preparar uma apresentação (conjunto de slides) que você com a sua dupla utilizarão, depois, para fazer a defesa oral da posição (tecnófilo ou tecnófilo) que escolheram.
Entretanto vocês não usarão um software como PowerPoint ou semelhante ou mesmo o Google Slides, com o qual você e seu colega provavelmente já estão acostumados. A apresentação será criada, de forma colaborativa pela dupla, em um serviço on-line chamado Zoho Show, um outro recurso que integra a suíte Zoho Docs. A proposta é com, q WerbQuest vocês conheçam outras ferramentas.
Um integrante do grupo fará o cadastro no Zoho Show e depois convidará o colega para colaborar na criação da apresentação. Veja como fazer isso e como utilizar o Soho Show em manual de uso rápido que está disponível on-line, basta clicar aqui.
A apresentação deve ser organizada na perspectiva do papel escolhido pelo grupo, tecnófilo ou tecnófobo. Portanto, seria a apresentação que uma pessoa com um desses perfis eventualmente faria. Lembre-se: não se trata, definitivamente, de expor a sua opinião pessoal ou dos integrantes do seu grupo.
Serão no máximo 12 (doze) slides. O primeiro conterá, obrigatoriamente, duas informações importantes: os nomes dos integrantes da dupla e o papel que foi escolhido para o cumprimento da Tarefa: tecnófilo ou tecnófobo. Contudo, o primeiro slide pode ainda conter algum título sugestivo e uma boa ilustração: usem a imaginação!
E mais uma coisa: definitivamente não coloquem referências bibliográficas em um último slide, como se a apresentação fosse um ensaio ou um artigo elaborado no Word..
A criatividade deve ser utilizada a todo momento na construção da apresentação. Da mesma forma, a estética. É importante criar slides que permitam uma boa visão das ideias, ainda que utilizando poucas palavras, ao mesmo tempo em que sejam visualmente agradáveis. Poluição visual, como qualquer outra forma de poluição, tem que ser evitada.
Algumas dicas sobre como preparar uma apresentação podem ser úteis. Se
vocês consideram que precisam conhecer algumas boas dicas, cliquem
aqui ou aqui ou aqui.
Etapa 5 - Informar ao
professor a apresentação
Concluída a atividade, você e seu grupo comunicarão ao professor o link
da apresentação que foi criada no Zoho Show (veja no
manual
de uso rápido como identificar o link). O professor
orientará
sobre o envio do link
da apresentação no Zoho Show.
A apresentação será utilizada quando do momento da defesa oral da posição que o grupo adotou.