A tarefa

Certamente você já deve ter uma opinião formada sobre sua utilização de celulares na escola, em especial as da Educação Básica. Afinal, você pensa sobre questões da educação, é crítico quanto ao que pode ou deve acontecer na escola.

Você sabe bem que as tecnologias que invadem a nossa vida cotidiana de alguma forma chegam à escola.

Você faz parte do grupo dos tecnófilos, que estão convencidos de que devamos aproveitar na escola todos os recursos que o desenvolvimento das tecnologias digitais de informação e comunicação nos oferece?  Ou prefere se alinhar com os tecnófobos, que se opõem ao das tecnologoias na escola, pelo menos para alunos em faixas etárias mais inferiores? 

Nem tanto ao céu, nem tanto ao mar, você dirá.

Minha aposta é que você tem uma posição, digamos, intermediária, vendo coisas a favor da utilização do celular na Educação Básica, mas com bastante atenção quanto aos problemas que podem advir desse uso.

Se você é umas dessas pessoas prudentes, sabe que isso significa tanto observar o que dizem os tecnófilos, como estar atento aos alertas dos tecnófobos.

A tarefa dessa WebQuest se desenvolverá na forma de uma dramatização

Dramatizar, só para lembrar, é dar a forma ou interesse de drama a algo. Figurativamente, dramatizar é tornar mais interessante ou comovente, é buscar dar mais relevo a uma narrativa, ainda que fictícia. 

Para dramatizar, você representará um personagem: você será tecnófilo ou tecnófobo.

Sua tarefa será a de defender, de forma fundamentada, uma posição a favor (de forma exagerada, como um tecnófilo) ou contra (de forma exagerada, como um tecnófobo) o uso dos celulares nas escolas da Educação Básica. Apenas um papel caberá.

A dramatização é uma representação. Como destaca Janet Murray no livro "Hamlet no Holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço", a representação nos permite exercitar "comportamentos alternativos que não fazem parte de nossas rotinas".

É o que se espera na dramatização. Você adotará um papel que pode até mesmo corresponder a uma visão oposta ao que de fato pensa sobre o uso de celulares na escola.

É essencial lembrar-se do importante: a atividade é uma dramatização, você terá que desempenhar um papel. E, em sendo afinal uma representação, não se trata de exprimir posição pessoal sobre o uso do celular  na escola da Educação Básica.

Para que você possa cumprir a tarefa, elaborará dois produtos.

Um produto (inicial) será um pequeno bloco, em formato digital. Nele estarão as anotações, coletadas das fontes indicadas para a realização da Webquest. Essas anotações (notas de leitura) você utilizará para, depois, organizar os argumentos que utilizará na defesa do uso ou não do celular na escola da Educação Básica. 

Mas um detalhe é importante: você terá que se basear exclusivamente em informações recolhidas nas fontes recomendadas na WebQuest. Não cabe buscar outros textos na internet.

Em seguida você produzirá uma pequena apresentação (slide presentation ou show de slides), que será a forma de exibir a defesa da posição pela qual optou - tecnófilo ou tecnófobo, no cumprimento da Tarefa da WebQuest. No conjunto dos slides (telas) estarão os argumentos de um tecnófobo ou de um tecnófilo, ideias que eles adotariam para defender sua posição.

Mas lembre-se sempre: a atividade é uma representação. Você desempenhará um papel, que pode não coincidir com o que de fato pensa sobre o uso de celulares na escola da Educação Básica. Mas nesse caso, fingir não é problema. É exercício de criatividade na aprendizagem.

Volta ao início avança