O Processo

duplacomputador.jpg (10183 bytes)Para que você possa cumprir a Tarefa, deverá seguir algumas etapas, que foram sequencialmente numeradas.
O processo foi dividido em várias etapas. A segunda etapa exigirá conexão à internet.
A quarta será executada ainda no ambiente informatizado, mas sem a necessidade dessa conexão.
 

Etapa 1 - Escolher um papel

  1. Escolha um papel a desempenhar: tecnófilo ou tecnófobo, tendo como referência as descrições que se seguem.
O tecnófilo

Você adora o computador. Para você ele é uma máquina incrível, possivelmente  a maior invenção da humanidade.
O computador foi feito para resolver problemas e está fazendo isso em todos as instituições onde é utilizado, otimizando processo.
Se ele for incorporado na escola, certamente irá resolver o problema da educação, se não todos, a maioria. Afinal, as crianças e jovens gostam do computador e seu uso fará com que a aprendizagem seja mais fácil, mais lúdica, muito mais interessante.
Para você a melhor escola é aquela que faz o maior uso possível das tecnologias da informação, com acesso à Internet e outros recursos mais.
O computador é hoje um elemento tão essencial na educação que certamente seus filhos não estudarão em escolas que não tenham essas máquinas. Eles são tão poderosos que, inclusive, poderão substituir até mesmo os professores, transformando-se em tutores dos alunos.
Você acredita que o Brasil para melhorar sua educação tem que colocar os computadores nas escolas. Os professores, quando dispuserem dessa tecnologia, vão dar um jeito de saber usá-la e fazer com que o ensino seja melhor do que é hoje. Por isso, toda a força ao computador na escola!

O tecnófobo

Você não gosta de computador. Computador é máquina sofisticada e, por isso, está sujeito a problemas: estraga, trava e complica a vida.
Como todo equipamento moderno, o computador é compliacado, exigindo que as pessoas gastem muito tempo lendo manuais para aprender como funcionam. Além disso o pessoal da informática tem uma linguagem muito complicada e você não vê a mínima necessidade de que seus alunos aprendam isso.
Você não vê uma função para o computador na escola. A escola tem outras urgências: merenda, livros, aumentar os salários dos professores. E como o dinheiro é curto não dá para gastar com computadores. Para você a escola é lugar das pessoas estabelecerem laços sociais, aprender a ler, a escrever e a fazer contas. E isso é coisa que os alunos têm que aprender do mesmo jeito que você aprendeu: escrevendo e fazendo contas usando lápis no papel. Afinal de contas amanhã eles poderão não ter computador e vão continuar precisando de saber ler, escrever e fazer contas. E tem mais: com o computador os alunos vão parar de pensar, já que a máquina fará quase tudo por eles. Não há lugar para computador na escola da educação básica!

Etapa 2 - Preparar anotações

  1. Em seguida, faço o acesso aos sites previamente selecionados para a Tarefa. Os sites estão indicados em Fontes.notebook.gif (4471 bytes) Deverão ser visitados obrigatoriamente os dois sites onde estão documentos que reforçam a posição tendo em vista o papel adotado no cumprimento da Tarefa. Há dois textos a serem lidos por quem será tecnófilo e dois por quem escolheu o papel de tecnófobo.
  2. Você deverá recolher informações nos sites - indicados nesta WebQuest - que servirão para apoiar a opinião que defenderá. Essas informações deverão ser registradas em uma coletânea de anotações, que será criada com o Word ou um programa semelhante, como o Writer, que integra a suíte OpenOffice.
    Para isso, quando estiver na web page dos textos indicados para seu papel, marque, com o cursor, todo o parágrafo, a frase ou o trecho que interessa como fonte de argumentação. Em seguida copie [use CTRl+C] e cole [use CRTL+V] na coletânea de anotações.
    Não se esqueça de periodicamente gravar (salvar) o documento da coletânea de anotações.
    A organização dessa coletânea de anotações o dispensará de ficar voltando a todo momento às webpages utilizadas como fontes de informação quando você for realizar a etapa 3 do Processo.  Portanto, se isso representa agora um trabalho, poupará tempo depois.

Etapa 3 - Refinar anotações

Concluídas as leituras dos dois textos indicados e a organização das coletânea de anotações, você selecionará os pontos mais importantes na argumentação que farão no papel que escolheu desempenhar.
Discutam quais os pontos considera os mais efetivos na defesa da posição que escolheu: tecnófilo ou tecnófobo.
Volte à coletânea, releia tudo o que foi ali transcrito e retire todos aqueles trechos que podem agora não fazer muito sentido, que são repetições de outros pontos ou que você agora considera desnecessários.

Etapa 4 - Preparar uma apresentação

Com a coletânea de anotações refinada, é momento de preparar a apresentação, com auxílio do PowerPoint ou de um software semelhante, como o Impress, do OpenOffice.  A apresentação deve ser organizada na perspectiva do papel adotado, tecnófilo  ou tecnófobo. Portanto, é a apresentaçao que uma pessoa com algums desses perfis faria. Não se trata, definitivamente, de expor sua opinião pessoal.
Serão no máximo 10 (dez) slides, sendo que o primeiro conterá, obrigatoriamente, duas informações importantes: seu nome completo e o papel escolhido na Tarefa: tecnófilo ou tecnófobo. Contudo, o primeiro slide pode ainda conter algum título sugestivo; use a sua imaginação.

Algumas dicas sobre como preparar uma apresentação podem ser úteis. Clique aqui para ver algumas.

Etapa 5 - Compartilhar a apresentação

Concluído a apresentação, você deverá carregá-la no SlideShare, um site para compartilhamento de apresentações (coleções de slides) geradas no PowerPoint ou com um software semelhante. Para isso você precisa ter ali uma conta. Se ainda não a tem, crie-a. É um serviço gratuito o uso do SlideShare. 

Se você jamais utilizou o SlideShare ou tem alguma dúvida em relação à sua plena utilização, um tutorial está disponível. Basta clicar aqui para vê-lo.

Outro manual, em duas partes, elaborado para uso na formação de professores do Projeto UCA em Minas Gerais, também está disponível on-line. Na primeira parte - clique aqui para vê-la - o Manual ensina como criar uma conta no SlideShare. Na segunda parte - clique aqui para vê-la - você aprenderá como carregar uma apresentação no SlideShare.

 Avança avança