O ÁTOMO
    O átomo forma toda a matéria que compõe o mundo, desde o ser vivo ao ser não vivo. Ele é composto pelo Núcleo, onde estão Prótons e Nêutrons e a Eletrosfera, onde estão os elétrons.


  • As esferas azuis representam os Elétrons que possuem carga negativa;
  • As vermelhas representam os Nêutrons, que possuem carga neutra;
  • As cinzas representam os Prótons, que possuem carga positiva.
    Pelo grande número de átomos disponíveis na natureza, resumimos todos eles e suas respectivas informações na tabela periódica.

    Uma das informações fornecidas por ela é o número atômico (Z) que representa quantas partículas de Prótons o átomo possui. Além disso, nos informa o número de massa (A), que é o total de partículas que o átomo possui no núcleo (prótons + neutrons).

LEMBRE-SE: Como a tabela só fornece o número de Prótons e de massa do elemento, podemos descobrir quantos Neutrons possui ao diminuirmos do total (número de massa), a quantidade de prótons (Z) da seguinte forma:
N = A - Z

    Outra informação implícita na tabela é a quantidade de elétrons em um átomo já que, para estar representado nela, ele está em seu estado fundamental, ou seja, a quantidade de Prótons (Z) é a mesma quantidade de Elétrons.

   
Para  um átomo ligar no outro, ele pode perder ou ganhar Elétrons e ao modificar sua carga passa a ser chamado de Íon. A figura abaixo representa o átomo de Carbono, que possui 6 Elétrons.



    O átomo que perde Elétrons chamamos de CÁTION. Ele fica com carga positiva, uma vez que terá mais prótons que elétrons (carga positiva > que carga negativa).



    O átomo que ganha Elétrons chamamos de ÂNION. Ele fica com carga negativa, uma vez que terá mais Elétrons do que Prótons (carga positiva < que carga negativa)




BOMBA ATÔMICA



    A bomba atômica é uma arma explosiva cuja energia é derivada de uma reação nuclear, podendo apresentar grandes ameaças ao planeta. No ano de 1930, foram idealizadas como armamentos, pois possuem grande poder destrutivo.

    Foram utilizadas no final da  Segunda Guerra Mundial, causando enormes desastres em Hiroshima e Nagasaki, no Japão que ainda sofrem consequências até hoje.