PROCESSO:
1. Dividir a turma em 5
grupos e distribuir os temas (fusão, vaporização, liquefação, solidificação e
sublimação). Os temas poderão ser distribuídos por meio de sorteio ou escolha.
2. Com o tema em mãos,
o grupo deverá pesquisar por uma experiência criativa que poderá ser executada
dentro da sala de aula. Sabemos da dificuldade de executar uma experiência
utilizando a água, então o importante será demonstrar o processo, podendo ser
utilizado outros materiais que não incluam água mas
que demonstrem a mudança de estado. Após a escolha, o professor deverá ser
informado da experiência, para garantir a segurança de todos os alunos.
3. O grupo deverá
preparar a experiência e testá-la antes da apresentação em sala, para garantir
que nada saia errado.
4. Os integrantes
deverão estudar os detalhes do processo e explicá-los durante a execução da
experiência.
5.
Após a execução da experiência em sala, os
componentes do grupo deverão elaborar um desenho esquemático na lousa,
explicando a mudança de estado físico que o grupo estudou. O desenho deve
demonstrar a mudança que ocorre propriamente com a água, explicando o que
ocorre em suas moléculas durante a mudança.
Observações: Na aba “fontes” há disponíveis sites para auxiliar no estudo.