PROCESSO:

1.    Dividir a turma em 5 grupos e distribuir os temas (fusão, vaporização, liquefação, solidificação e sublimação). Os temas poderão ser distribuídos por meio de sorteio ou escolha.

2.    Com o tema em mãos, o grupo deverá pesquisar por uma experiência criativa que poderá ser executada dentro da sala de aula. Sabemos da dificuldade de executar uma experiência utilizando a água, então o importante será demonstrar o processo, podendo ser utilizado outros materiais que não incluam água mas que demonstrem a mudança de estado. Após a escolha, o professor deverá ser informado da experiência, para garantir a segurança de todos os alunos.

3.    O grupo deverá preparar a experiência e testá-la antes da apresentação em sala, para garantir que nada saia errado.

4.    Os integrantes deverão estudar os detalhes do processo e explicá-los durante a execução da experiência.

5.    Após a execução da experiência em sala, os componentes do grupo deverão elaborar um desenho esquemático na lousa, explicando a mudança de estado físico que o grupo estudou. O desenho deve demonstrar a mudança que ocorre propriamente com a água, explicando o que ocorre em suas moléculas durante a mudança.

Observações: Na aba “fontes” há disponíveis sites para auxiliar no estudo.