INTRODUÇÃO:

            A água pode ser encontrada na natureza em três estados físicos diferentes: sólido, líquido e gasoso. Desses, o mais comum é o estado líquido. Aproximadamente 70% do planeta Terra é formado de água líquida e a maior parte dela encontra-se nos oceanos. Por sua vez, de toda água encontrada em estado sólido, sua maior e significativa parte é doce. Já a água em estado gasoso também é frequente no nosso dia a dia, por mais que seja, muitas vezes, imperceptível.

           A água é formada por moléculas. Uma molécula de água é formada por um átomo de oxigênio ligado a dois átomos de hidrogênio, como mostra a figura abaixo.


           O estado físico da água é determinado pela forma em que essas moléculas se agregam. No estado gasoso as moléculas movimentam-se livremente, ocupando todo o espaço disponível. No estado líquido as moléculas estão ligadas de modo que podem movimentar-se livremente, mas não podem afastar-se muito umas das outras. Isso permite que o líquido tenha o volume definido, mas não tenha o formato definido. Por fim, no estado sólido as moléculas estão firmemente unidas e não podem mudar de posição, por isso o sólido tem volume e formato definidos.


 Mas o que faz com que a água passe de um estado para o outro? Pressão e temperatura são responsáveis pelas mudanças de um estado físico da água para outro, essas mudanças acontecem frequentemente no nosso dia a dia.  Vamos entender melhor com alguns exemplos:

           Observe esta panela de água sendo aquecida, formou-se uma “névoa” em cima dela. Na verdade, a água em estado líquido que está dentro da panela está tendo sua temperatura aumentada, provocando uma mudança do estado líquido para o estado gasoso, por isso podemos ver esse vapor de água fluindo da panela.


 A água em estado gasoso está presente no ar, uma prova disso é esse copo com água gelada. Observe que o copo está “suando”, isso ocorre porque as moléculas de água em estado gasoso no ar tiveram sua temperatura diminuída ao entrar em contato com a superfície externa do copo, e tiveram seu estado alterado de gasoso para líquido, formando essas gotículas na superfície do copo.


Todas as mudanças de um estado físico da água para outro possuem uma denominação específica, abaixo encontra-se a descrição de cada uma dessas mudanças.

Mudanças de estados físicos da água:


Fusão: Mudança do estado sólido para o estado líquido, provocada por aquecimento. Ex: derretimento do gelo.

Vaporização ou Evaporação: Mudança do estado líquido para o estado gasoso por meio do aquecimento da água. Ex: Fervura de água.

Solidificação: Mudança do estado líquido para o estado sólido provocado pelo resfriamento. Ex: Formação de gelo.

Liquefação: Chamada também de Condensação, esse processo identifica a mudança do estado gasoso para o estado líquido decorrente do resfriamento. Ex: Gotículas de água em superfície gelada.

Sublimação: Mudança do estado sólido para o estado gasoso, por meio do aquecimento. Também denomina a mudança do estado gasoso para o estado sólido (ressublimação). Ex: Gelo seco


Assista ao vídeo abaixo para reforçar as informações!

https://www.youtube.com/watch?v=v-JXrAl_bjg