Introdução

 

 

Cadeia Alimentar é o percurso de matéria e energia que se inicia sempre nos produtores e termina nos decompositores. Corresponde à relação de alimentação, ou seja, à absorção de nutrientes e energia entre os seres vivos.

 

Os componentes da cadeia alimentar são toda a parte viva que a compõe e são classificados em produtores, consumidores e decompositores.

 

Produtores

São seres vivos que fabricam o seu próprio alimento através da fotossíntese, ou seja, são seres autótrofos. Os produtores são os primeiros da cadeia alimentar que não precisam se alimentar de outros organismos, por exemplo, as plantas, algas, vegetais e algumas bactérias.

 

Consumidores

São os seres heterótrofos, ou seja, não produzem o seu próprio alimento e por isso necessitam buscar em outros seres a energia para sobreviver.

Eles se alimentam dos produtores e dividem-se basicamente em:

  • Consumidores primários (herbívoros)
  • Consumidores secundários (carnívoros)
  • Consumidores terciários (carnívoro)

Importante lembrar que nesse nível trófico estão os chamados detritívoros, isto é, animais que se alimentam de restos orgânicos, como abutres, urubus, moscas, etc.

 

Decompositores

Muito importante para o ciclo da cadeia alimentar, esses organismos se alimentam da matéria orgânica em decomposição dos seres mortos a fim de obter nutrientes e energia.

Nesse processo, transformam a matéria orgânica em inorgânica, que será utilizada pelos produtores, recomeçando o ciclo. São eles: fungos, bactérias e alguns protozoários.

          

 

Animais Herbívoros

Os animais herbívoros são organismos que se alimentam dos seres autótrofos, ou seja, aqueles que produzem seu próprio alimento, como as plantas, algas e algumas bactérias.

Os herbívoros possuem uma função muito importante na cadeia alimentar, uma vez que são os consumidores primários. Eles são responsáveis por levar até aos animais carnívoros, as vitaminas e a energia presentes nas plantas.

Além disso, no caso de alguns insetos, eles controlam algumas populações de plantas, interferindo em sua taxa de crescimento.

 

Animais Carnívoros

Os animais carnívoros são aqueles que se alimentam predominantemente da carne de outros animais.

Chamados de predadores, eles são consumidores secundários, se a fonte de alimentação for os animais herbívoros, e consumidores terciários se a fonte de alimento for outro animal carnívoro.

Assim, esses animais exercem importante função na cadeia alimentar, pois equilibram o ecossistema de forma a controlar as populações das espécies das quais se alimentam.

 

Exemplo de Cadeia Alimentar

  1. Produtor: Capim
  2. Consumidor Primário: Coelho
  3. Consumidor Secundário: Cobra
  4. Consumidor Terciário: Águia
  5. Decompositores: Fungos e Bactérias

Ao analisar o exemplo conclui-se que o coelho, um herbívoro heterótrofo é o consumidor primário, pois busca nutrientes e energia no produtor, neste caso, o capim, um organismo autótrofo.

Já a cobra, um ser carnívoro, se alimenta do coelho e, portanto, é o consumidor secundário da cadeia.

Por fim, a cobra serve de alimento à águia, também carnívora heterótrofa e consumidora terciária do ciclo.

Depois de morta, a águia servirá de alimento para os organismos decompositores, que depois de realizarem o processo chamado de mineralização (transformação de substâncias orgânicas em substâncias inorgânicas), impulsionam um novo ciclo, uma vez que serão utilizadas pelas plantas como nutrientes para seu desenvolvimento.

 

Nível Trófico

Um nível trófico é formado por cada grupo de seres vivos com necessidades alimentares semelhantes quanto à fonte principal de alimento.

Em cada nível existe um grupo de organismos com as mesmas características alimentares, ou seja, os consumidores primários alimentam-se apenas de vegetais, enquanto que os consumidores secundários e terciários são carnívoros.

 

 

Teia Alimentar

Quando várias cadeias alimentares se cruzam na natureza e se relacionam entre si, recebem o nome de Teia Alimentar.

                                        

 

 

 

O que é uma espécie endêmica?

 

Uma espécie endêmica é aquela espécie animal ou vegetal que ocorre somente em uma determinada área ou região geográfica. O endemismo é causado por quaisquer barreiras físicas, climáticas e biológicas que delimitam com eficácia a distribuição de uma espécie ou provocam a sua separação do grupo original. Quando a separação ocorre por um longo período, o grupo isolado sofre uma seleção natural que desenvolve nele uma diferenciação de outros membros da espécie.

O ambiente isolado tem características de clima, solo e água distintos dos demais e seleciona as espécies que lá vivem de uma forma única: determinadas espécies só se desenvolverão naquele ambiente. Por isso, quanto maior for o grau de especificidade do ambiente, maior o grau de endemismo - isto é, maior o índice de espécies endêmicas.