Conclusão

Como é possível constatar, a poluição, seja ela qual for, prejudica o funcionamento dos ecossistemas e também o homem, uma vez que ele depende de recursos retirados da natureza para ter uma vida com mais qualidade.

Um ser humano produz, aproximadamente, por semana 5 kg de lixo. Só o Brasil produz mais de 200 mil toneladas de lixo por dia! É necessário uma mudança significativa nos padrões da sociedade para que o mundo seja um lugar mais limpo e a poluição deixe de ser um grande problema.

A preocupação com o meio-ambiente leva algumas pessoas a mudar seus hábitos. A reutilização do lixo, a preservação ambiental, a reciclagem, o desenvolvimento de novas técnicas de produção de energia e, principalmente, a conscientização são fatores fundamentais para iniciar o processo “anti-poluição”.

Ainda que cada um faça sua parte, vivemos em um mundo capitalista, onde pessoas que não se importam com o meio ambiente e preferem o lucro, constroem mais indústrias e produzem mais poluição.

Independentemente disso, os diversos meios de comunicação estão aí para nos alertar a respeito desse e de vários outros problemas.

A História em quadrinhos, mais especificamente as charges e tirinhas são recursos fundamentais e de fácil acesso que podem conscientizar a população e contribuir para o pensamento crítico. Muitas vezes retrata com ironia um problema atual ou utilizam do humor para criticar. É uma ferramenta muito útil em escolas, uma vez que possui uma linguagem relativamente fácil e imagens chamativas.

São inúmeros os meios para combater a poluição, e, se cada pessoa fizer a sua parte, estaremos mais perto de alcançar nosso objetivo. É somente através da educação que formaremos um mundo melhor (e com menos poluição)!

“Somente quando for cortada a última árvore, poluído o último rio, pescado o último peixe, é que o homem vai perceber que não pode comer dinheiro!” (Greenpeace).