Introdução

As músicas fazem parte do nosso cotidiano, traduzindo sentimentos, situações, informações acerca dos seres vivos, dos processos científicos e dos espaços em que vivemos.

As músicas e suas letras podem ser uma importante alternativa para promover o diálogo entre alunos, professores e o conhecimento. Ao abordarem temáticas com grande potencial de problematização que estão presentes de forma significativa na vida do aluno, a música se torna uma ferramenta rica nas aulas, envolvendo o aluno de forma menos cansativa que uma aula apenas expositiva.

Apesar da música não ilustrar visualmente o conteúdo que pode ser explorado, ela se constitui como um veículo de expressão que é capaz de aproximar mais o aluno do tema a ser estudado.

A aproximação entre ciência e arte é de extrema importância nas escolas para que ocorra uma relação interdisciplinar, instigando a criatividade do aluno que além de aprender conteúdo, também se envolve com o campo musical que é de grande importância cultural, estimulando a sensibilidade e reflexão sobre valores, padrões e regras.