Tarefa

A transposição do rio São Francisco, ou seja, a mudança do fluxo de parte do seu leito para áreas onde a seca é mais intensa, foi a saída escolhida pelo governo federal para eliminar parte do problema da seca. O projeto, no entanto, é polêmico. Apesar de já iniciada, a transposição vem sendo questionada por vários setores da sociedade, de organizações civis a cientistas.

Apesar de estar sendo discutida há mais de 150 anos (a primeira vez que alguém teve a idéia de transpor o rio foi em 1847, no governo de dom Pedro II), não há consenso sobre se ela é a melhor maneira de acabar com a seca no Nordeste. De um lado, defensores lembram que a quantidade de água disponível por habitante no semi-árido nordestino é menos da metade do que a ONU estabelece como mínima para a vida humana. Já os críticos acham que o maior problema da região é o mau uso da água existente e apontam diversos erros no projeto proposto.

A tarefa desta WebQuest se desenvolverá na forma de um debate. E para isso você deverá escolher um ponto de vista: pró ou contra. Sua tarefa será a de defender, de forma fundamentada, uma posição a favor  ou contra o projeto de transposição do Rio São Francisco. Apenas uma posição caberá. Você adotará um papel que pode até mesmo ser uma posição oposta ao que de fato pensa sobre o assunto.

É essencial lembrar-se que você terá que desempenhar um papel, então não se trata de exprimir posição pessoal sobre o projeto.