Introdução

 

A água é um elemento essencial à vida e todos os organismos vivos no planeta terra dependem da água para sua sobrevivência.

 

Somente 3% da água do planeta está disponível como água doce, a água, portanto, é um recurso reduzido. O suprimento de água doce de boa qualidade é essencial para desenvolvimento econômico, para a qualidade de vida e para a sustentabilidade dos ciclos no planeta.

O Rio São Francisco, conhecido como Velho Chico, nasce na Serra da Canastra em Minas Gerais e é um dos mais importantes rios brasileiros: é o maior que corre totalmente dentro do Brasil e o quarto maior rio da América do Sul. Passa por cinco estados: Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe e deságua no Oceano Atlântico.

 

O curso do Velho Chico está dividido em quatro trechos: Alto São Francisco, com bom índice de chuvas; Médio São Francisco, semiúmido; Submédio São Francisco, de clima semiárido; e Baixo São Francisco, novamente úmido.

 

Naturalmente você já deve ter ouvido falar sobre os problemas sócio-ambientais que atingem a região nordeste do Brasil. A seca assola as terras do árido e semi-árido nordestino, causando prejuízos para alguns e chegando a ameaçar a sobrevivência de outros. O rio São Francisco também sofre com a seca em partes da sua bacia.

O Projeto de Integração do Rio São Francisco tem o objetivo de garantir a segurança hídrica para mais de 390 municípios do Nordeste que enfrenta sérios problemas com a seca.