Introdução

O cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando uma área total de  2.036.448 km2,cerca de 22% do território brasileiro. A sua área se incide sobre os estados de Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Mato Grosso, Bahia, São Paulo, Maranhão, dentre outros. Além disso, neste espaço encontra-se as nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Amazônica, São Francisco e Prata), o que resulta em um elevado potencial aquífero e favorece sua biodiversidade( MINISTERIO DO MEIO AMBIENTE).

Este bioma, apresenta extrema abundância de espécies endêmicas, e sofre uma excepcional perda de habitat. Do ponto de vista da diversidade biológica, o cerrado brasileiro é reconhecido como a savana mais rica do mundo, e também tem grande importância social para as populações que sobrevivem de seus recursos naturais. Porem o cerrado ainda não recebe o merecido destaque por parte dos programas governamentais de preservação ambiental (MINISTERIO DO MEIO AMBIENTE).

Uma grande preocupação que acomete o cerrado, é o grau de desmatamento o qual este bioma estar submetido, através de praticas de atividades humanas impactantes como a mineração por exemplo, que gera reflexos sobre todo o ecossistema, e vem provocado grandes desastres que reduzem cada vez mais a diversidade de fauna e flora (FERNANDES; PESSOA,2011).

As principais ameaças á biodiversidade no cerrado nos últimos anos, estão centradas na expansão da agricultura e pecuária com o uso intensivo de agrotóxicos e fertilizantes. E também através da mineração com as varias formas de poluição (poluição da agua, do ar, sonora, etc.) e as diversas alterações ambientais como: conflitos do uso de solo, geração de áreas degradas, dentre outros (FERNANDE; PESSOA,2011).

Os impactos causados pela mineração, geram conflitos sócio-ambientais, tais conflitos ocorrem devido a expansão desordenada e sem controle dos loteamentos e pela falta de metodologias de intervenção, que reconheçam a pluralidade dos interesses envolvidos (FARIAS,COELHO,2002).


Figura 2: Mina do Vale em Carajas

Fonte: http://economia.ig.com.br/empresas/industria/maquinas-gigantes-e-paisagem-marciana-nas-minas-de-ferro-da-vale/n1237726864434.htm



Figura 3: Mineração no Brasil                                                                                      

Fonte: http://www.justicanostrilhos.org/Esclarecimentos-da-Associacao-de

Por outro lado, segundo(FARIAS,COELHO,2002),a mineração contribui de forma decisiva para o bem estar e a melhoria da qualidade de vida das atuais e futuras gerações com desenvolvimento social e econômico. O Brasil tem intima relação com a busca e o aproveitamento de seus recursos minerais, esses recursos são fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade equilibrada, desde que seja operada com responsabilidade social visando o desenvolvimento sustentável.


Figura 4: Benefícios da Mineração

Fonte: http://www.rogeriocorreia.com.br/noticia/mineradoras-agradecem-aeciomeio-ambiente-lamenta-conjur-minas-regulamenta-beneficios-fiscais-ao-setor-de-mineracao/