Introdução

    Os restos ou resíduos líquidos que saem pelos canos formam o esgoto. Já os resíduos sólidos considerados “inúteis” ou indesejáveis formam o lixo. Sobras de comida, papéis usados, garrafas, latas, materiais plásticos... Nosso planeta produz todo ano mais de trinta bilhões de toneladas de lixo!

    Grande parte do mundo vive na chamada sociedade de consumo, quase tudo que temos hoje dura pouco e é descartável. Compramos tantas coisas, só porque esta na moda. A produção de tantos aparelhos tecnológicos, embalagens, alimentos, automóveis, é produzida a partir dos recursos naturais, além disso, muitos materiais que utilizamos como o plástico, alumínio se decompõem lentamente. À medida que o descartamos mais e mais lixo se acumulam no meio. E nem imaginamos o que acontece depois que descartamos esses materiais não é mesmo? Pois agora vamos expor para vocês o que ocorre depois que os caminhões de lixo passam em nossas casas.

  Existem algumas maneiras de descartar o lixo, uma delas são os lixões, locais malcheirosos e cheios de sacos amontoados, a céu aberto para onde os lixos urbanos são levados. Nele o lixo não recebe tratamento adequado, ocasionando problemas ambientais. Os aterros sanitários são muito diferentes do lixão, são locais aonde o lixo é enterrado em camadas alternadas de lixo e terra. Já a incineração é um processo em que ocorre a queima do lixo em máquinas e lugares adequados. E finalmente na compostagem, o lixo passa por uma triagem, ou seja, separação e é dividido em três partes: material orgânico, materiais não-aproveitáveis e materiais recicláveis.

   Podemos citar ainda podemos citar o a reciclagem que é o reaproveitamento de certos materiais do lixo: papéis, latas, vidros, plásticos. O papel do lixo tem muita importância, por exemplo, pode ser usado na confecção de objetos decorativos, produção de folha de papel, de jornal, papelão e ainda é renda para algumas famílias.