Uma
WebQuest sobre o funcionamento do sistema circulatório
Desenvolvida para
alunos do 8º ano do Ensino Fundamental
WebQuest
desenvolvida por
Maria Letícia de
Albernaz Botinha – lele.botinha@hotmail.com
Raíssa Gabrielle de Almeida –
Renan Henriques Lage Duarte – renanhld@hotmail.com
Zenaide Valeska Aparecida Monteiro Neves – zenaistein_vamn@hotmail.com
Alunos de Graduação em Ciências Biológicas da
PUC - Minas Gerais
Copyright,
2013 – Maria Letícia, Raíssa Gabrielle, Renan Henriques e Zenaide Valeska.
Todos os
direitos reservados.
Essa WebQuest
pode ser copiada por escolas públicas ou instituições sem fins lucrativos
desde que para uso exclusivo com seus alunos.
Todos as outras formas de utilização ficam expressamente proibidas sem a
prévia permissão dos autores.
Criação: 04 /2013.
Algumas URL podem ser
alteradas sem que o autor da WebQuest tenha conhecimento prévio do fato.
Baseado num modelo
de The WebQuest Page .
Introdução/ Tarefa/ Processo/ Questionário/ Fontes
A Terra abriga mais de 6 bilhões de seres humanos. Cada pessoa é um
ser único, diferente de todos os outros seres em muitos aspectos, como é o caso
da aparência externa. Somos todos influenciados pelo ambiente em que vivemos,
essa influência vem do meio social, da cultura de que fazemos parte e também
das relações afetivas que vivenciamos. Porém, o corpo humano é formado basicamente pelas mesmas estruturas.
Células
O sistema circulatório ou cardiovascular é composto pelo
coração e por uma vasta rede de vasos sanguíneos pelos quais circula o sangue.
O coração, principal
mecanismo da circulação é um órgão muscular que bombeia o sangue para o
corpo. Anatomicamente possui quatro cavidades cardíacas – os átrios (esquerdo e
direito) e os ventrículos (esquerdo e direito).É responssável por conduzir elementos essenciais para todos os tecidos do corpo: oxigênio para as células, hormônios para os tecidos, condução de dióxido de carbono para sua eliminação nos pulmões, coleta de excretas metabólicos e celulares, entrega desses
rejeitos nos órgãos excretores, como os rins. De modo geral, o sistema
circulatório mantém as células em condições adequadas para que consigam
sobreviver e desempenhar suas funções individuais da melhor maneira, portanto
permite a manutenção da homeostase.
A
tarefa a ser realizada nesta atividade, se consiste primeiramente, na leitura de textos já
selecionados sobre o sistema circulatório e resolução de um questionário
referente aos textos lidos, que deverá ser corrigido em sala de aula através do
debate entre os alunos e o professor.
Para
a realização da tarefa você deverá seguir as etapas corretamente.
O processo foi dividido em quatro etapas.
3ª Etapa: Resolução do questionário referente aos textos
lidos e seus conhecimentos prévios (responder em folha separada que deverá ser
entregue no final da aula);
4ª
Etapa: Debate sobre as respostas e correção das mesmas entre alunos e
professor.
1- Diferencie veias, artérias e capilares.
2- Em relação ao coração, ele é dividido em cavidades.
Quais são elas?
3- Qual a localização, tamanha e peso aproximado do coração?
4- Justifique a
afirmação: “o sangue não tem apenas como função transportar nutrientes”.
5- Diferencie “pequena
circulação” e “grande circulação”.
6- Porque o sistema
circulatório é considerado essencial para todos os outros?
7- Qual a diferença de
circulação fechada e circulação aberta?
8- Quais as principais
veias e artérias do corpo?
9- O sistema circulatório humano é composto por quais estruturas?
Link dos textos sobre o sistema circulatório:
Se você encontrar alguma dificuldade para acessar as páginas indicadas, comunique o fato ao professor.
Sistema
Cardiovascular Humano - por Gilmar Tamborini
Nota |
Participação
do/a estudante |
5 |
Participou ativamente da atividade, cooperando
com o grupo. Debateu com os colegas sobre as respostas. O resultado de sua
atividade foi relevante e criativo. |
4 |
Participou das atividades, cooperando com o
grupo. Discutiu com os/as colegas sobre as respostas. O resultado de sua
atividade foi parcialmente correto. |
3 |
Participou pouco das atividades. Apresentou
alguma contribuição, parcialmente correta. |
2 |
Esteve no ambiente da atividade mas não há
registro de sua contribuição. |
1 |
Não participou da atividade. |
Alunos
que tiverem a nota menor que 3 deverão refazer a tarefa sozinhos.
O objetivo final
desta WebQuest é, além de mostrar aos alunos outras ferramentas de estudo,
expor um conteúdo de forma criativa, de modo que induz o uso da imaginação
para a memorização e compreensão dos conceitos. Também promove o hábito
do aluno de ensinar ao colega o que entendeu, pois ensinando também se aprende.
Textos:
http://www.infoescola.com/biologia/sistema-circulatorio/
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/Circulacao.php
http://www.infoescola.com/biologia/sistema-circulatorio/
http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_circ/at2.htm
http://www.ich.pucminas.br/pged/bibliotec/wq/wq_ecb.html
http://www.ich.pucminas.br/pged/db/wq/cb/20122/14/wq_thiagoperdigao_lucas_edmarestevam/introduz.htm
http://www.ich.pucminas.br/pged/db/wq/wq1/index.htm
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/Organizacao3.php
http://anatomia-humana.info/mos/view/Sistemas_do_corpo_humano/
http://www.webciencia.com/11_00menu.htm
http://www.auladeanatomia.com/cardiovascular/angiologia.htm#cardio
http://lbganbarros.blogspot.com.br/2011/03/sistema-circulatoricardiovascular.html
Imagens:
http://ciencias6ano.forumeiros.com/t10-circulacao-do-sangue
http://www.mediafire.com/view/?cjrmlvbxjpp79c9
http://centros6.pntic.mec.es/cea.pablo.guzman/cc_naturales/circulacionmayor.gif
http://centros6.pntic.mec.es/cea.pablo.guzman/cc_naturales/corazon.gif