Corpo Humano: Sistema Circulatório

Uma WebQuest sobre o funcionamento do sistema circulatório

Desenvolvida para alunos do 8º ano do Ensino Fundamental



 

 



WebQuest desenvolvida por
Maria Letícia de Albernaz Botinha – lele.botinha@hotmail.com

Raíssa Gabrielle de Almeida –

Renan Henriques Lage Duarte – renanhld@hotmail.com

Zenaide Valeska Aparecida Monteiro Neves – zenaistein_vamn@hotmail.com
Alunos de Graduação em Ciências Biológicas da
PUC - Minas Gerais

Copyright,  2013 – Maria Letícia, Raíssa Gabrielle, Renan Henriques e Zenaide Valeska.
Todos os direitos reservados.
Essa WebQuest pode ser copiada por escolas públicas ou instituições sem fins lucrativos
desde que para uso exclusivo com seus alunos.
Todos as outras formas de utilização ficam expressamente proibidas sem a prévia permissão dos autores.
Criação: 04 /2013.

 

Algumas URL podem ser alteradas sem que o autor da WebQuest tenha conhecimento prévio do fato.

Baseado num modelo de The WebQuest Page .

 

 

 

 





 Introdução/ Tarefa/ Processo/ Questionário/ Fontes

Avaliação/ Conclusão/ Créditos

 






INTRODUÇÃO


A Terra abriga mais de 6 bilhões de seres humanos. Cada pessoa é um ser único, diferente de todos os outros seres em muitos aspectos, como é o caso da aparência externa. Somos todos influenciados pelo ambiente em que vivemos, essa influência vem do meio social, da cultura de que fazemos parte e também das relações afetivas que vivenciamos. Porém, o corpo humano é formado basicamente pelas mesmas estruturas. Vários órgãos interagem no corpo, desempenhando determinadas funções no organismo. Esses conjuntos de órgãos associados forma um sistema capaz de regular as funções vitais do organismo, os sistemas se inter-relacionam e estão ligados à realização de diversas atividades do ser humano. Em todo momento, processos químicos acontecem no interior do corpo e, com eles, podemos nos prevenir e regular os sistemas dos riscos à saúde ou danos físicos. Resumindo no nosso corpo é possível identificar diferentes níveis de organização que atuam nos processos vitais. Podemos resumir essa organização por meio do seguinte esquema:

 

Células ------> Tecidos ------> Órgãos ------> Sistemas ------> Organismo

 

 

O sistema circulatório ou cardiovascular é composto pelo coração e por uma vasta rede de vasos sanguíneos pelos quais circula o sangue. Existem dois tipos de Circulação, a fechada o que significa que o sangue corre em redes de artérias, veias e capilares, ocorre no ser humano e na maioria dos vertebrados e circulação aberta tipo de circulação em que o sangue sai do interior dos vasos e entra em contato direto com as células ocorre em artrópodes e na maioria dos moluscos.

O coração, principal mecanismo da circulação é um órgão muscular que bombeia o sangue para o corpo. Anatomicamente possui quatro cavidades cardíacas – os átrios (esquerdo e direito) e os ventrículos (esquerdo e direito).É responssável por conduzir elementos essenciais para todos os tecidos do corpo: oxigênio para as células, hormônios para os tecidos, condução de dióxido de carbono para sua eliminação nos pulmões, coleta de excretas metabólicos e celulares, entrega desses rejeitos nos órgãos excretores, como os rins. De modo geral, o sistema circulatório mantém as células em condições adequadas para que consigam sobreviver e desempenhar suas funções individuais da melhor maneira, portanto permite a manutenção da homeostase.

 

 


 





Introdução / Tarefa/ Processo/ Questionário/ Fontes

Avaliação/ Conclusão/ Créditos













TAREFA


A tarefa a ser realizada nesta atividade, se consiste primeiramente, na leitura de textos já selecionados sobre o sistema circulatório e resolução de um questionário referente aos textos lidos, que deverá ser corrigido em sala de aula através do debate entre os alunos e o professor.

 

 

 
 



Introdução / Tarefa/ Processo/ Questionário/ Fontes

Avaliação/ Conclusão/ Créditos










 

 

PROCESSO

 


Para a realização da tarefa você deverá seguir as etapas corretamente.

O processo foi dividido em quatro etapas.


1ª Etapa: Os alunos deverão se organizar em duplas e/ou trios (dependendo da quantidade de aluno na turma);

 2ª Etapa: Leitura de textos já selecionados sobre o sistema circulatório;

3ª Etapa: Resolução do questionário referente aos textos lidos e seus conhecimentos prévios (responder em folha separada que deverá ser entregue no final da aula); 

4ª Etapa: Debate sobre as respostas e correção das mesmas entre alunos e professor.

 



 

Introdução / Tarefa/ Processo/ Questionário/ Fontes

Avaliação/ Conclusão/ Créditos

 

 









 

QUESTIONÁRIO





1- Diferencie veias, artérias  e capilares.


2- Em relação ao coração, ele é dividido em cavidades. Quais são elas?

 

3- Qual a localização, tamanha e peso aproximado do coração?


4- Justifique a afirmação: “o sangue não tem apenas como função transportar nutrientes”.

 

5- Diferencie “pequena circulação” e “grande circulação”.

 

6- Porque o sistema circulatório é considerado essencial para todos os outros?

 

7- Qual a diferença de circulação fechada e circulação aberta?

 

8- Quais as principais veias e artérias do corpo?

 

9- O sistema circulatório humano é composto por quais estruturas?






Introdução / Tarefa/ Processo/ Questionário/ Fontes

Avaliação/ Conclusão/ Créditos













FONTES




Link dos textos sobre o sistema circulatório:

Se você encontrar alguma dificuldade para acessar as páginas indicadas, comunique o fato ao professor.

Sistema Circulatório - por Fabiana Santos Gonçalves

Sistema Cardiovascular - por Jonas Edison Wecker

Sistema Cisculatório - cardiovascular

Sistema Cardiovascular Humano - por Gilmar Tamborini

 

 




Introdução / Tarefa/ Processo/ Questionário/ Fontes

Avaliação/ Conclusão/ Créditos













AVALIAÇÃO


A atividade será avaliada a partir dos seguintes critérios:

 

Nota

Participação do/a estudante

      5

Participou ativamente da atividade, cooperando com o grupo. Debateu com os colegas sobre as respostas. O resultado de sua atividade foi relevante e criativo.

      4

Participou das atividades, cooperando com o grupo. Discutiu com os/as colegas sobre as respostas. O resultado de sua atividade foi parcialmente correto.

      3

Participou pouco das atividades. Apresentou alguma contribuição, parcialmente correta.

      2

Esteve no ambiente da atividade mas não há registro de sua contribuição.

      1

Não participou da atividade.

 

Alunos que tiverem a nota menor que 3 deverão refazer a tarefa sozinhos.

 




Introdução / Tarefa/ Processo/ Questionário/ Fontes

Avaliação/ Conclusão/ Créditos















CONCLUSÃO


O objetivo final desta WebQuest é, além de mostrar aos alunos outras ferramentas de estudo, expor um conteúdo de forma criativa, de modo que induz o uso da imaginação  para a memorização e compreensão dos conceitos. Também promove o hábito do aluno de ensinar ao colega o que entendeu, pois ensinando também se aprende.


 






Introdução / Tarefa/ Processo/ Questionário/ Fontes

Avaliação/ Conclusão/ Créditos











CRÉDITOS


Textos:

http://www.infoescola.com/biologia/sistema-circulatorio/

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/Circulacao.php

http://www.infoescola.com/biologia/sistema-circulatorio/

http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_circ/at2.htm

http://www.ich.pucminas.br/pged/bibliotec/wq/wq_ecb.html

http://www.ich.pucminas.br/pged/db/wq/cb/20122/14/wq_thiagoperdigao_lucas_edmarestevam/introduz.htm

http://www.ich.pucminas.br/pged/db/wq/wq1/index.htm

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/Organizacao3.php

http://anatomia-humana.info/mos/view/Sistemas_do_corpo_humano/

http://www.webciencia.com/11_00menu.htm

http://www.auladeanatomia.com/cardiovascular/angiologia.htm#cardio

http://lbganbarros.blogspot.com.br/2011/03/sistema-circulatoricardiovascular.html


Imagens:

www.picornot.com

http://ciencias6ano.forumeiros.com/t10-circulacao-do-sangue

http://www.mediafire.com/view/?cjrmlvbxjpp79c9

http://centros6.pntic.mec.es/cea.pablo.guzman/cc_naturales/circulacionmayor.gif

http://centros6.pntic.mec.es/cea.pablo.guzman/cc_naturales/corazon.gif




Introdução / Tarefa/ Processo/ Questionário/ Fontes

Avaliação/ Conclusão/ Créditos