Início
Ecossistemas
brasileiros
Uma webquest para alunos do 6° ano do
Ensino Fundamental
______
Introdução
O Brasil possui uma extensão territorial de cerca de
8,5 milhões de
quilometros quadrados, sendo um dos maiores países do mundo. Este vasto
território abriga um grande número de animais e vegetais, formando formando ambientes únicos
cheios de biodiversidade, popularmente chamados de ecossistemas.
O conceito
de ecossistema se mistura com o conceito de bioma; um bioma pode
ser considerado um ecossitema, mas nem todo ecossistema pode ser
chamado de bioma, já que a definição de bioma depende de uma escala
regional. De acordo com o Mapa de Biomas do Brasil, resultado da parceria
entre IBGE e Ministério do Meio Ambiente, nosso país pode ser dividido
em seis regiões: Amazonia, Cerrado,
Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa.
______
Tarefa
Você e um colega de sala irão interpretar o
papel de uma dupla de jornalistas. Após pesquisarem sobre um
determinado bioma nas fontes citadas nesta webquest e em outros sites
que vocês julgarem adequados, a tarefa de vocês será escrever um artigo para o jornal da cidade.
Neste artigo vocês descreverão um determinado bioma brasileiro e farão
uma crítica a respeito das ações humanas neste local. Como o homem
interfere de maneira positiva e negativa neste ambiente? Quais as
soluções para os impactos ambientais encontrados por vocês neste bioma?
A
dupla deverá produzir um texto de no mínimo 20 linhas, digitado em um
editor de textos. Está permitido o uso das fontes Arial, Times New
Roman e Verdana, tamanho 12. Criem um título interessante para o artigo
e lembrem-se: os artigos de jornais são escritos dentro da norma culta
da língua portuguesa.
______
Processo
Para concluir a Tarefa você deverá seguir algumas etapas.
- Se organizar em dupla com um/uma colega de classe;
- Após o passo anterior, o professor irá escolher, por meio de sorteio, um bioma para cada dupla;
- A dupla deverá pesquisar sobre seu tema nas Fontes indicadas na webquest. O uso de outras fontes está liberado. Nesta etapa é necessário o uso de internet;
- Com as informações necessárias
já registradas, é hora da dupla refletir e escrever o artigo, levando
em conta os pontos levantados na seção de Tarefa;
- A dupla enviará o texto pronto para o e-mail do professor até a data limite de entrega.
______
Fontes
Fontes gerais
Para as duplas que estudarão a Mata Atlântica:
Para as duplas que estudarão o Cerrado
Para as duplas que estudarão o Pantanal
Para as duplas que estudarão a Caatinga
Para as duplas que estudarão os Campos Sulinos
Para as duplas que estudarão a Amazonia
______
Avaliação
A avaliação dessa parte será feita através do nível
de participação dos alunos no comprimento da tarefa e o produto
elaborado pela dupla. Serão duas avaliações, com o conceito final
estabelecido a partir da média aritmética delas. O grau de participação
no cumprimento da atividade será avaliado com base nos seguintes
critérios:
Notas
|
Aspectos observados quanto à participação do aluno
|
5
|
Participou
ativamente das atividades, cooperando com a dupla. Discutiu seria e
profundamente com o colega sobre o tema em pauta. Trouxe informações
importantes para a discussão. O resultado de sua atividade foi
relevante e criativo.
|
4
|
Participou das atividades, cooperando com o colega. Discutiu com ele o tema em pauta. O resultado de sua atividade foi correto.
|
3
|
Participou pouco das atividades. Apresentou alguma contribuição, parcialmente correta.
|
2
|
Esteve no
ambiente da atividade, mas a participação foi reduzida, trazendo pouca
contribuição efetiva para o cumprimento da tarefa.
|
1
|
Participou muito pouco da atividade, não trazendo contribuição efetiva para o trabalho.
|
O conjunto de redações será avaliado tendo em vista os seguintes critérios:
Notas
|
Aspectos observados quanto à redação
|
5
|
Sem nenhum erro ortográfico e utilização correta da norma culta da língua portuguesa.
|
4
|
Poucos erros ortográficos e utilização correta da norma culta da língua portuguesa.
|
3
|
Poucos erros ortográficos e utilização um pouco errada da norma culta da língua portuguesa.
|
2
|
Muitos erros ortográficos e utilização um pouco errada da norma culta da língua portuguesa.
|
1
|
Muitos erros ortográficos e utilização muito errada da norma culta da língua portuguesa.
|
______
Conclusão
Essa webquest teve como intuito estimular o
pensamento dos estudantes, levando a refletir sobre o assunto
trabalhado, bem como provocando a percepção da importância do tema
muito além da teoria, mas também em escala real, onde são vistas
claramente as relações de causa e consequência das ações humanas sobre
o meio ambiente.
______
Créditos
Distilled
Estadão.com.br
IBAMA
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Ministério do Meio Ambiente
Portal Brasil
______
Bibliografia
DODGE, Bernie. WebQuest.Org. Em: http://webquest.org/. Acesso em 25 de março de 2013.
______