Copyright, 2013 - André Vilaça Carvalho Viegas Martins, Jonas Rodrigues Pereira e Marianna Silva Bastos. Todos os direitos reservados.
Essa Webquest pode ser copiada por escolas públicas ou instituições sem fins lucrativos desde que para uso exclusivo com seus alunos.
Todos as outras formas de utilização ficam expressamente proibidas sem a prévia permissão dos autores.
Criação: 03/2013.

Baseado na proposta de Bernie Dodge
.
Início

Ecossistemas brasileiros
Uma webquest para alunos do 6° ano do Ensino Fundamental



Desenvolvido por André Vilaça Carvalho Viegas Martins, Jonas Rodrigues Pereira e Marianna Silva Bastos*, alunos do curso de Ciências Biológicas da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Coração Eucarístico
______

Introdução

    O Brasil possui uma extensão territorial de cerca de 8,5 milhões de quilometros quadrados, sendo um dos maiores países do mundo. Este vasto território abriga um grande número de animais e vegetais, formando formando ambientes únicos cheios de biodiversidade, popularmente chamados de ecossistemas.
        O conceito de ecossistema se mistura com o conceito de bioma; um bioma pode ser considerado um ecossitema, mas nem todo ecossistema pode ser chamado de bioma, já que a definição de bioma depende de uma escala regional. De acordo com o Mapa de Biomas do Brasil, resultado da parceria entre IBGE e Ministério do Meio Ambiente, nosso país pode ser dividido em seis regiões: Amazonia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa.

______

Tarefa

    Você e um colega de sala irão interpretar o papel de uma dupla de jornalistas. Após pesquisarem sobre um determinado bioma nas fontes citadas nesta webquest e em outros sites que vocês julgarem adequados, a
tarefa de vocês será escrever um artigo para o jornal da cidade. Neste artigo vocês descreverão um determinado bioma brasileiro e farão uma crítica a respeito das ações humanas neste local. Como o homem interfere de maneira positiva e negativa neste ambiente? Quais as soluções para os impactos ambientais encontrados por vocês neste bioma?

       A dupla deverá produzir um texto de no mínimo 20 linhas, digitado em um editor de textos. Está permitido o uso das fontes Arial, Times New Roman e Verdana, tamanho 12. Criem um título interessante para o artigo e lembrem-se: os artigos de jornais são escritos dentro da norma culta da língua portuguesa.
 ______

Processo

Para concluir a Tarefa você deverá seguir algumas etapas.
  1. Se organizar em dupla com um/uma colega de classe;
  2. Após o passo anterior, o professor irá escolher, por meio de sorteio, um bioma para cada dupla;
  3. A dupla deverá pesquisar sobre seu tema nas Fontes indicadas na webquest. O uso de outras fontes está liberado. Nesta etapa é necessário o uso de internet;
  4. Com as informações necessárias já registradas, é hora da dupla refletir e escrever o artigo, levando em conta os pontos levantados na seção de Tarefa;
  5. A dupla enviará o texto pronto para o e-mail do professor até a data limite de entrega.
______

Fontes

Fontes gerais
Para as duplas que estudarão a Mata Atlântica:
Para as duplas que estudarão o Cerrado Para as duplas que estudarão o Pantanal
Para as duplas que estudarão a Caatinga
Para as duplas que estudarão os Campos Sulinos
Para as duplas que estudarão a Amazonia
______

Avaliação

    A avaliação dessa parte será feita através do nível de participação dos alunos no comprimento da tarefa e o produto elaborado pela dupla. Serão duas avaliações, com o conceito final estabelecido a partir da média aritmética delas. O grau de participação no cumprimento da atividade será avaliado com base nos seguintes critérios:

Notas
Aspectos observados quanto à participação do aluno
5
Participou ativamente das atividades, cooperando com a dupla. Discutiu seria e profundamente com o colega sobre o tema em pauta. Trouxe informações importantes para a discussão. O resultado de sua atividade foi relevante e criativo.
4
Participou das atividades, cooperando com o colega. Discutiu com ele o tema em pauta. O resultado de sua atividade foi correto.
3
Participou pouco das atividades. Apresentou alguma contribuição, parcialmente correta.
2
Esteve no ambiente da atividade, mas a participação foi reduzida, trazendo pouca contribuição efetiva para o cumprimento da tarefa.
1
Participou muito pouco da atividade, não trazendo contribuição efetiva para o trabalho.

O conjunto de redações será avaliado tendo em vista os seguintes critérios:

Notas
Aspectos observados quanto à redação
5
Sem nenhum erro ortográfico e utilização correta da norma culta da língua portuguesa.
4
Poucos erros ortográficos e utilização correta da norma culta da língua portuguesa.
3
Poucos erros ortográficos e utilização um pouco errada da norma culta da língua portuguesa.
2
Muitos erros ortográficos e utilização um pouco errada da norma culta da língua portuguesa.
1
Muitos erros ortográficos e utilização muito errada da norma culta da língua portuguesa.

______

Conclusão

    Essa webquest teve como intuito estimular o pensamento dos estudantes, levando a refletir sobre o assunto trabalhado, bem como provocando a percepção da importância do tema muito além da teoria, mas também em escala real, onde são vistas claramente as relações de causa e consequência das ações humanas sobre o meio ambiente.

______

Créditos


Distilled
Estadão.com.br
IBAMA
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Ministério do Meio Ambiente
Portal Brasil
______

Bibliografia

DODGE, Bernie. WebQuest.Org. Em: http://webquest.org/. Acesso em 25 de março de 2013.

IBGE. Mapa de biomas do Brasil. Escala 1:5.000.000. Rio de Janeiro: IBGE, 2004. Disponível em: ftp://ftp.ibge.gov.br/Cartas_e_Mapas/Mapas_Murais/. Acesso em: 23 de março de 2013.

INDRIUNAS, Alexandre; PARRUCO, Celso. Como funcionam os biomas. Em: http://ciencia.hsw.uol.com.br/biomas.htm. Acesso em 25 março de 2013.

GIANSANTI, Roberto. Biomas Brasileiros. Em: http://revistaescola.abril.com.br/geografia/pratica-pedagogica/serie-biomas-
brasileiros-586536.shtml
. Acesso em 25 março de 2013.
______