Para que seja possível cumprir a tarefa, é necessário seguir algumas etapas.

O processo foi dividido em duas etapas, a primeira exige conexão à internet, já a segunda será realizada sem a utilização de computadores.

Etapa 1:
A sala será dividida em 7 grupos de no máximo 5 alunos cada, sendo que cada grupo ficará responsável por um ou mais métodos contraceptivos, os métodos serão distribuídos por ordem de chegada. Os alunos receberão exemplares dos métodos que estiverem responsáveis, menos o grupo que ficar com laqueadura e vasectomia.

Grupos:

• Camisinhas masculina e feminina, Diafragma;
  • Tabelinha, muco cervical e coito interrompido;
  • Pílula contraceptiva e pílula do dia seguinte;
  • Laqueadura e vasectomia;
  • Injeção contraceptiva, implante;
  • Dispositivo intrauterino (DIU);
  • Anel e adesivo contraceptivos, espermicida.

Após os grupos estarem formados, com o uso de internet os alunos deverão preencher uma ficha técnica sobre os métodos designados a eles, e se o grupo tiver mais de um método deverá explicitar a semelhança e a diferença entre eles. A ficha deverá ser feita da forma mais simples e resumida possível.

Ficha técnica a ser preenchida:

1. Alunos:
  2. Método contraceptivo:
  3. Como age?
  4. Previne Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)?
  5. Eficácia:
  6. Usuária ideal:
  7. Utilização:
  8. É reversível?
  9. Existem riscos para a saúde?
  10. Vantagens:
  11. Desvantagens:
  12. Acessibilidades e preços:
  13. Observações (opcional):

Etapa 2:

Após o preenchimento da ficha cada grupo terá cinco minutos para apresentar os métodos que lhes foram designados, podendo comentar sobre os mesmos e até comparar com outros métodos (porém sem aprrofundar neles). Durante as apresentações a sala toda deverá comentar e debater sobre os diversos tipos de métodos contraceptivos.