INTRODUÇÃO

A questão ambiental está cada vez mais presente no cotidiano da população das nossas cidades, principalmente no que se refere ao desafio de preservar a qualidade de vida e cuidar. Porém a urbanização predatória tem provocado o aumento dos problemas ambientais nas nossas cidades.

Todos têm sido afetados por esses problemas, em particular os setores mais carentes da população.

Entre esses problemas destacam-se a contaminação das fontes de água, o aumento desmesurado do número de enchentes, a exigüidade da rede de esgotos, as dificuldades em gerir os resíduos sólidos e a interferência crescente do despejo inadequado de lixo em áreas potencialmente degradáveis em termos ambientais, e naturalmente os problemas da poluição do ar,  além da contrução de hidreletricas.

Como enfrentar todos esses problemas? O maior acesso à informação potencializa mudanças comportamentais necessárias para um agir orientado para a defesa do interesse geral.

Nesses tempos em que a informação assume um papel cada vez mais relevante, o ciberespaço, a multimídia, a Internet e a educação para a cidadania representam a possibilidade de motivar e sensibilizar as pessoas para transformar as diversas formas de participação na defesa da qualidade de vida.

O que se busca é uma educação ambiental que seja crítica e inovadora, em dois níveis – formal e não-formal. Assim, a educação ambiental deve ser acima de tudo um ato político voltado para a transformação social. O seu enfoque deve buscar uma perspectiva de ação holística que relaciona o homem, a natureza e o universo, tomando como referência que os recursos naturais se esgotam e que o principal responsável pela sua degradação é o homem.

Deste modo este webquest tem como objetivo levar você aluno um tema que vai muito além de educação ambiental e sim conscientização com o seu meio de viver de modo que com seus conhecimentos em relação a educação ambiental e com ajuda dos sites citados, crie através do word  um mini jornal  com o objetivo de informar aos cidadãos a respeito dos problemas que vem atingindo o meio ambiente e o local em que eles vivem e como a população pode se mobilizar para ajudar.