O nome científico do ciclo da água é ciclo hidrológico!
É assim que chamamos a troca constante que a água faz entre a terra, mares, rios florestas e a atmosfera.
De maneira simplificada, podemos dizer que o ciclo da água envolve a constante mudança de estado físico desse elemento. Ou seja, na natureza a água se torna ora líquida, ora gasosa... e para isso conta com ajuda da energia do sol.
O sol provoca a evaporação dos oceanos, lagos, rios e lençóis subterrâneos.
Evaporação é a passagem da água do estado líquido para o gasoso, quando ela assume a forma de vapor. A evaporação também ocorre durante a respiração dos animais e plantas.
Como vapor, a água vai para camadas mais altas da atmosfera e forma as nuvens.
Quando a condensação aumenta nas nuvens, o vapor d'água se transforma novamente em líquido. Assim, a água volta novamente para a superfície da terra como gotas de chuva, o que chamamos de precipitação.
Em lugares frios essa água cai em forma de flocos de neve.
Sobre a superfície, a água da chuva escoa para formar os oceanos, lagos, rios e lençóis subterrâneos... e assim, o ciclo da água recomeça.
Com base no texto introdutório e em textos disponibilizados pela internet e em dupla, os alunos deverão criar uma história em quadrinhos citando todos os processos do ciclo da água.
A história em quadrinhos deverá ter necessariamente quatro páginas, feita em modo paisagem, deverá conter imagens pegas na internet ou feitas no paint (fica a seu critério) e deverá ser feita na sala de aula no horário da aula em questão.
Passo 1: Consultar os textos de apoio disponíveis em bibliografia.
Passo 2: Pegar imagens em sites ou criá-las no paint, para colocar na história em quadrinhos.
Passo 3: Criar um caderneta de rascunhos com o título "Rascunhos da historinha", em um editor de texto (Oppen Office, BrOffice), contendo as imagens necessárias e as informações a serem utilizadas para a criação da sua história em quadrinhos.
Passo 4: Criar a sua história em quadrinhos do modo descrito em tarefa.
Passo 5: Salvar a sua história com o título "Amigos da água" e o nome da dupla.
SIM
NÃO
Compreendeu o Ciclo da Água
Foi criativo
Teve dificuldades
O teu diário está
organizado
Falou nos diferentes
fenómenos
Empenhou no trabalho
Pesquizou os sítios propostos