Ciclo da água

Introdução                      Tarefa                            Processo                             Avaliação

Conclusão                              Bibliografia

Ciclo da Água

O nome científico do ciclo da água é ciclo hidrológico!

É assim que chamamos a troca constante que a água faz entre a terra, mares, rios florestas e a atmosfera.

De maneira simplificada, podemos dizer que o ciclo da água envolve a constante mudança de estado físico desse elemento. Ou seja, na natureza a água se torna ora líquida, ora gasosa... e para isso conta com          ajuda    da energia do sol.

O sol provoca a evaporação dos oceanos, lagos, rios e lençóis subterrâneos.

Evaporação é a passagem da água do estado líquido para o gasoso, quando ela assume a forma de vapor. A evaporação também ocorre durante a respiração dos animais e plantas.

Como vapor, a água vai para camadas mais altas da atmosfera e forma as nuvens.

Quando a condensação aumenta nas nuvens, o vapor d'água se transforma novamente em líquido. Assim, a água volta novamente para a superfície da terra como gotas de chuva, o que chamamos de precipitação.

Em lugares frios essa água cai em forma de flocos de neve.

Sobre a superfície, a água da chuva escoa para formar os oceanos, lagos, rios e lençóis subterrâneos... e assim, o ciclo da água recomeça.

Tarefa

Com base no texto introdutório e em textos disponibilizados pela internet e em dupla, os alunos deverão criar uma história em quadrinhos citando todos os processos do ciclo da água.

A história em quadrinhos deverá ter  necessariamente quatro páginas, feita em modo paisagem, deverá conter imagens pegas na internet ou feitas no paint (fica a seu critério) e deverá ser feita na sala de aula no        horário da aula em questão.

Passo 1: Consultar os textos de apoio disponíveis em bibliografia.

Passo 2: Pegar imagens em sites ou criá-las no paint, para colocar na história em quadrinhos.

Passo 3: Criar um caderneta de rascunhos com o título "Rascunhos da historinha", em um editor de texto (Oppen Office, BrOffice), contendo as imagens necessárias e as informações a serem utilizadas para a              criação  da sua história em quadrinhos.

Passo 4: Criar a sua história em quadrinhos do modo descrito em tarefa.

Passo 5:  Salvar a sua história com o título "Amigos da água" e o nome da dupla.

SIM NÃO
Compreendeu o Ciclo da Água
Foi criativo
Teve dificuldades
O teu diário está organizado
Falou nos diferentes fenómenos
Empenhou no trabalho
Pesquizou os sítios propostos

Tens mais de 4 respostas SIM?

ENTÃO PARABÉNS! A PARTIR DE AGORA ESTARÁ NOMEADO:

"AMIGOS DA ÁGUA"

Conclusão

Ao realizar esta atividade proposta, o aluno adquirirá alguns conhecimentos sobre o ciclo da água e a sua importância para a vida.
   Desejamos que, a partir deste trabalho, o aluno fique sensibilizado acerca da importância de se evitar o desperdício de água e ajude a combater as formas de poluição, divulgando aos seus amigos e          familiares a necessidade de preservar este bem natural.
   Com esse trabalho, espera-se que o aluno desenvolva atitudes e valores a respeito da água e a de se trabalhar em grupo.