APARELHO RESPIRATÓRIO HUMANO

- WEBQUEST -








INÍCIO:

   


    Webquest criada para crianças do 8º ano do Ensino Fundamental, cujo tema se refere ao Aparelho Respiratório Humano.
  
 Desenvolvida por:

Caio César Bitencortt de Freitas

Guilherme Cunha Conrado

Izteliane Viana Santos

Marli Resende




INTRODUÇÃO:



    O sistema respiratório tem como principal função realizar a troca gasosa, ou seja, levar oxigênio (O2) às células e eliminar o dióxido de carbono (CO2) produzido

 por elas.

    Este sistema tão importante e vital ao nosso corpo é constituído pelos seguintes órgãos: nariz (responsável por captar, filtrar e umedecer o ar inspirado), faringe

 (o ar segue por ela, após passar pelo nariz), laringe (retém as partículas de pó que passaram pela filtragem do nariz),
traquéia (leva o oxigênio para os brônquios),

 brônquios (dois dutos curtos que entram nos pulmões e, dentro deles, dividem-se várias vezes até ficarem microscópicos, quando serão chamados de bronquíolos)

 e, finalmente, os pulmões (onde ocorre a troca de gases).





TAREFA:


   
Os alunos deverão estudar o sistema respiratório focando em cada órgão a sua respectiva função. Logo em seguida, farão um experimento que tem como objetivo

 simular o funcionamento de tal sistema. Ao final do trabalho, deverá ser feito um relatório de prática, relacionando o experimento com o verdadeiro funcionamento

 do Aparelho Respiratório Humano.





PROCESSO:


  1. Estudar nos links abaixo, para que serve, como funciona e quais são os órgãos envolvidos na respiração humana.
http://www.infoescola.com/sistema-respiratorio/

http://www.youtube.com/watch?v=sH1BaNB6l24&feature=related

http://www.brasilescola.com/biologia/sistema-respiratorio.htm

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/11107/respiracao_pulmonar.swf

Obs: Os alunos deverão estudar tais links em casa para discutir o assunto com o professor em sala de aula.


  1. Logo, depois os alunos irão desenvolver, em sala de aula, um experimento que irá simular o sistema respiratório humano. A instrução para tal se encontra em:
  http://pontociencia.org.br/experimentos-interna.php?experimento=532&COMO+FUNCIONA+O+SISTEMA+RESPIRATORIO

  1. Concluída essa fase, cada aluno irá relacionar o experimento com o real funcionamento do sistema respiratório humano, comparando cada peça com seu
respectivo órgão e função. Deverá ser feito um relatório em grupo de 5 alunos.


    FONTES:

http://www.infoescola.com/sistema-respiratorio/

http://www.youtube.com/watch?v=sH1BaNB6l24&feature=related

http://www.brasilescola.com/biologia/sistema-respiratorio.htm

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/11107/respiracao_pulmonar.swf

http://pontociencia.org.br/experimentos-interna.php?experimento=532&COMO+FUNCIONA+O+SISTEMA+RESPIRATORIO





AVALIAÇÃO:




    O processo irá se basear nos relatórios feitos por cada aluno. O professor recolherá todos os relatórios e ficará responsável por averiguar se o aluno conseguiu ou

 não relacionar o funcionamento do experimento com o real funcionamento do sistema respiratório. Logo após, o professor irá avaliar o desempenho de cada aluno

 através de notas.





CONCLUSÃO:


   
    O uso da webquest em escolas é de extrema importância, já que é um recurso didático muito eficaz. A webquest instiga o aluno a usar a internet de uma forma

 sadia, na qual a busca por informações é o principal objetivo.





CRÉDITOS:



    A WebQuest é um tipo de atividade de pesquisa, criada por Bernie Dodge, professor de tecnologia educacional da San Diego State University (SDSU).




BIBLIOGRAFIA:

  http://www.infoescola.com/sistema-respiratorio/

 http://www.youtube.com/watch?v=sH1BaNB6l24&feature=related

http://www.brasilescola.com/biologia/sistema-respiratorio.htm

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/11107/respiracao_pulmonar.swf

http://pontociencia.org.br/experimentos-interna.php?experimento=532&COMO+FUNCIONA+O+SISTEMA+RESPIRATORIO

http://www.ich.pucminas.br/pged/db/wq/cb/2011-1/17/credito.htm