Introdução

Os Artrópodes possuem uma grande diversidade sendo descritos cerca de 800 mil espécies, quantidade que supera todos os demais filos reunidos. São adaptáveis em diferentes ambientes, tem grande capacidade de dispersão, tanto que são considerados cosmopolitas.

Os Artrópodes são animais invertebrados, que possuem patas articuladas, possuem exoesqueleto de quitina que têm a função de proteger o animal. Possuem capacidade de fazer a “muda” (quando crescem abandonam o esqueleto velho e fabricam outro). Os artrópodes são subdivididos em classes de acordo com alguns critérios, como a divisão do corpo e o número de apêndices apresentados (por exemplo: número de patas, número de antenas). Os Artrópodes são divididos nas classes Crustacea, Arachnida, Chilopoda, Diplopoda e Insecta.

Crustacea: A maioria dos crustáceos é marinha, como os caranguejos, camarões e cracas.Porém muitos ocorrem em água-doce e uns poucos vivem em lugares úmidos na terra, como o tatuzinho de jardim. Os crustáceos são animais de vida livre, com exceção de algumas formas que são sésseis ou parasitas.Têm o corpo segmentado com um par de apêndice em cada segmento, geralmente com dois pares de antena.


Arachnida: A classe dos aracnídeos inclui aranhas, escorpiões e carrapatos. Algumas espécies peçonhentas de aranhas e escorpiões podem causar a morte, principalmente de crianças. O número de acidentes envolvendo o veneno desses animais é grande no Brasil. O corpo dos aracnídeos é dividido em cefalotórax e abdome. Esses animais têm quatro pares de patas e não possuem antenas. Apresentam um par de pedipalpos (palpos), que são apêndices sensoriais, e também um par de quelíceras, apêndices em forma de pinça.

 

Chilopoda: Animais conhecidos como centopéias ou lacraias. São animais alongados, achatados ou vermiformes com 15 ou mais pares de pernas. São geralmente  pequenos. Possuem no mínimo 2 pares de antenas que tem função sensorial. Todos os quilópodes são venenosos, embora em graus variáveis. O veneno é poderoso, causando em humanos uma dor ardente, quer por mordeduras quer por aranhões. Nas espécies maiores, o veneno pode causar náuseas e paralisia parcial temporária ou mesmo a morte, em crianças ou adultos fracos.

 

Diplopoda: Conhecidos como gongolôs, embuás ou piolhos-de-cobra, são artrópodes terrestres. Além de um par de antenas, a cabeça é dotada de peças bucais e dois ocelos (olhos primitivos). São todos inofensivos, já que não possuem glândulas secretoras de peçonha.

 





              Insecta: Contêm mais de 750.000 espécies descritas, sendo o maior grupo do reino Animalia. Embora sejam essencialmente terrestres, também invadiram os ambientes aquáticos. O corpo é dividido em cabeça, tórax e abdômen. Possuem três pares de patas articuladas, olhos compostos e duas antenas. Essa classe tem grande importância médica.

 

Dentro do Filo Arthropoda existem animais que são venenosos e outros que não, mas que por serem hospedeiros de organismos que são capazes de causar doenças transmissíveis ao homem. Nessa WebQuest vamos enfatizar artrópodes que são transmissores de doenças, atuando como hospedeiros, vetores, que não são venenosos mas que podem causar prejuízo a outras formas de vida, seja no homem ou em qualquer outro animal.