ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA ADOLESCÊNCIA
AS VITAMINAS ESSENCIAIS

WebQuest desenvolvida pelos acadêmicos do curso de Ciências Biológicas da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Letícia Alves, Pedro Drubscky, Rafaella Gomes e Thaís Bárbara para alunos do 8º ano do ensino fundamental.

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Última atualização em 07 de Abril de 2011.



Introdução


    Nutriente é toda substancia presente na alimentação de que o organismo pode se utilizar para crescer, para se manter vivo ou para reparar as partes machucadas ou desgastadas. 
  

    Um nutriente tem função energética quando ele dá energia para o funcionamento das células. Um nutriente tem função plástica quando atua como material para a constituição das partes do corpo, por exemplo, para produzir novas células que substituem células mortas. E um nutriente tem função reguladora se ele atua no organismo ajudando a controlar uma ou mais atividades vitais.

    Além dos nutrientes, que são os carboidratos, as proteínas, os lipídios, os minerais e as vitaminas, necessitamos das fibras na dieta.

    São chamadas de vitaminas as substâncias que, quando introduzidas no organismo, desempenham importante papel na manutenção da saúde, no crescimento, na defesa e na nutrição. São essenciais à saúde e não são fabricadas pelo organismo. A maioria delas precisa ser ingerida diariamente, uma vez que são consumidas pelo organismo a cada 24 horas.

 



Tarefa

Após toda essa explicação, você possivelmente ainda não entenda os efeitos reais tanto positivos quanto negativos de uma boa alimentação. Utilizando as fontes disponíveis você será capaz de realizar a tarefa proposta. Imagine a seguinte situação:

Você é nutricionista. Na segunda-feira você atende um paciente que apresenta os seguintes sintomas: fadiga, má produção de anticorpos, cãibras musculares, dores e cólicas abdominais, insônia, mal-estar geral, fraqueza de unhas e cabelo.

Na quarta-feira outro paciente apresenta os sintomas: hemorragias nas gengivas, dores nas articulações, feridas que não cicatrizam, além de desestabilização dos dentes.

Na sexta-feira um terceiro paciente aparece com os sintomas: diminuição dos níveis de hemoglobina na circulação, dermatite, gengivite, feridas na boca e na língua, náusea e nervosismo.

A tarefa de vocês será:

·        Diagnosticar os problemas dos três pacientes citando o nome da vitamina que os pacientes estão com deficiência;

·        Montar um cardápio (café da manhã, almoço e jantar) para cada paciente com o cuidado de adicionar alimentos com as vitaminas que os pacientes estão precisando;

·        Elaborar uma refeição com as seguintes vitaminas: Vitamina D, Vitamina B1, Vitamina A, Vitamina K e Vitamina H. Pode ser café da manhã, almoço ou jantar, porém a refeição NÃO poderá conter alimentos com a mesma cor.

Os cardápios e a refeição deverão ser entregues para o professor na data estabelecida em forma de cartaz. Para realizar a tarefa dividam-se em grupos de acordo com o número de alunos na sala. Cada grupo deverá apresentar para a turma seu cartaz com a refeição e os cardápios que vocês montaram.

 

Processo

  Para realizar a tarefa vocês devem  seguir as seguintes etapas:

  1. Dividir a turma em grupos;
  2. Cada grupo deve ler as fontes fornecidas e com elas diagnosticar a deficiência de vitaminas dos três pacientes;
  3. Após isso devem elaborar um cardápio para cada paciente levando em conta a deficiência do paciente.
  4. Feito isso, você deve escolher os alimentos que possuem as vitaminas pedidas e através disso escolher os de cor diferente para montar uma refeição.
  5. Com tudo feito, montem um cartaz com todas os cardápios e a refeição, de preferência com imagens dos alimentos, e apresentem para a turma.






Fontes

As fontes abaixo trazem informações sobre as vitaminas e tabelas mostrando onde elas podem ser encontradas e quais problemas a falta de vitaminas pode causar.

.::Vitaminas – Só Biologia::.

Vitaminas

VITAMINAS- Tabela de Vitaminas, tipos, funções, fontes, avitaminoses

CANAL KIDS – Alimentação – Grupo de Alimentos – Água, Vitaminas, Sais Minerais





Avaliação

O valor da tarefa é de 10 pontos e a sua avaliação será feita através da tabela abaixo.

NOTA

ASPECTOS AVALIADOS

 10 a 5

Os alunos desempenharam a tarefa com perfeição, descobrindo a deficiência de cada paciente, elaborando os cardápios e montando a refeição sem erro. A apresentação para a sala foi clara e coerente.

5 a 0

Os alunos desempenharam a tarefa com algum erro ou informação incompleta como, por exemplo, deficiência, cardápios ou refeição com algum erro. A apresentação poderia conter mais informações, mas foi clara e os alunos conseguiram entender.

0

Os alunos não compreenderam a tarefa e não realizaram o que estava sendo pedido. A apresentação foi fraca e com poucas informações. Esta será a mesma nota para os alunos que não realizarem a tarefa.



Conclusão

Existe uma grande diferença entre alimentação e nutrição. Alimentação é a escolha, o preparo e a ingestão da comida; nutrição é a utilização dos alimentos pelo organismo. Para se ter boa saúde, é preciso alimentação adequada para nutrir nosso organismo e proporcionar tudo o que é necessário para garantir o seu bom funcionamento. 

Todos os seres vivos dependem da correta assimilação dos nutrientes que ingerem, assim como da adequada eliminação dos seus resíduos. Por meio dos alimentos, podemos suprir o que o nosso organismo necessita, mas é importante que estes alimentos sejam cultivados de forma natural – sem agressões tóxicas, como pesticidas e agrotóxicos – e sejam manipulados sem aromas artificiais, corantes sintéticos, longo transporte etc.

Hoje, a maioria das pessoas se alimenta mal, comendo às pressas, com poucas porções de frutas e legumes frescos e dando preferência para sanduíches, frituras, produtos refinados e muito industrializados. Normalmente estes produtos não são nutritivos, ou perdem muito de seus nutrientes no processo de preparação. Ao longo dos anos, com o progresso e a tecnologia, o homem ganhou muito em conforto, mas perdeu bastante em termos de alimentação saudável.



Créditos

Textos

CANTO, Eduardo Leite do. Ciências Naturais: Aprendendo com o cotidiano. Moderna: São Paulo, 2009. 3ª edição. pg 50-51.

ALVARENGA, Gabriel. Nutrição: a importância dos nutrientes para uma vida saudável. Cartilha sobre nutrição. 1ª ed. pg . 

Nutrientes

.::Viva BEM::. Função dos Nutrientes

Fibras Alimentares – Alimentos ricos em fibra alimentar, emagrecimento saúde e perda de peso

Lipídios – Brasil Escola

Carboidratos - Brasil Escola

Minerais e a saúde ! Saiba tudo no FazFacil

Fonte de Imagens
http://www.farmaciaofertas.com/images/VITAMINAS.jpg
http://www.bloomim.com.br/wp-content/uploads/2011/03/importancia-de-las-vitaminas.jpg
http://perlbal.hi-pi.com/blog-images/434273/gd/1227408196/VITAMINAS-E-SAIS-MINERAIS.jpg
http://www.not1.com.br/wp-content/uploads/2010/11/vitaminas-essenciais-no-organismo-homem.gif

Bibliografia

 CANTO, Eduardo Leite do. Ciências Naturais: Aprendendo com o cotidiano. Moderna: São Paulo, 2009. 3ª edição. pg 50-51.