Introdução

Seres apaixonados

 

“Perdidos em meio de uma cidade, 
num quarto, num espaço oculto.
Silhuetas humanas 
a congregarem-se 
no ritual de sexualidade,
na expressão física do afeto.”

                                                                   (MARCON, Gilberto Brandão, 2009)

        “Podemos partir do princípio de que nascemos, vivemos e morremos com a sexualidade como um pilar da vida humana. A sexualidade vista a partir deste ângulo, desta vivência, não se limita ao coito ou ao ato sexual em si. A sexualidade humana pode ser vista por um prisma muito mais amplo: enquanto auto-estima, construção de identidade, autonomia, lugar de responsabilidade”. A sexualidade é uma forma de interação afetiva, determinada historicamente pela cultura, constituinte da personalidade e de nossa visão de mundo.

 Há muitas tentativas de se definir adolescência, embora nem todas as sociedades possuam este conceito. Cada cultura possui um conceito de adolescência, baseando-se sempre nas diferentes idades para definir este período. No Brasil o ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente define esta fase como característica dos 13 aos 18 anos de idade. Na adolescência aparecem os caracteres sexuais secundários e tornam-se mais evidentes os comportamentos sexuais, tanto a nível biológico como a nível sócio-afetivo.

 São muitas as perguntas, as dúvidas. Diante delas só há um caminho: o do conhecimento e da responsabilidade. Assim pesquise um pouco mais sobre sexualidade humana, bem como diversidade sexual, adolescência, DST’s, relação sexual, métodos contraceptivos entre outros. Investigue um pouco mais sobre a fase que você está vivendo que é tão importante para seu desenvolvimento pessoal.