Tarefa

Identificá-los, sua função e importância no corpo humano.

  • Sua tarefa será responder as perguntas propostas e organizar um grupo quando for solicitado.

Visão

Qual a parte do corpo que usamos para enxergar?

Qual o nome desse sentido?

Quando fixamos o olhar para um determinado objeto, o que acontece ao redor dele?

Por que piscamos? Sempre percebemos quando isso acontece?

Por que algumas pessoas usam óculos? Quais as principais doenças da visão?

Desenhe os olhos de seu colega.

Olfato

Qual a parte do corpo que usamos para cheirar?

Qual o nome desse sentido?

É possível descrever um cheiro?

Para que serve os pelos do nariz?

Como respiramos quando estamos gripados com o nariz entupido?

Desenhe o nariz de seu colega.

Paladar

Qual a parte do corpo que usamos como sentir o gosto?

Qual o nome desse sentido?

Quais os principais sabores que encontramos?

Em quais regiões da língua percebemos os gostos?

Podemos imaginar um alimento e ‘sentir’ seu gosto?

Desenhe uma língua.

Tato

Qual parte do corpo que mais usamos para sentir objetos?

Qual o nome desse sentido?

Qual nosso principal reflexo quando estamos andando num lugar escuro?

Podemos identificar os objetos com diferentes partes do corpo?

Conseguimos escrever com as duas mãos?

Que nome se dá as pessoas que escrevem com a mão direita? E com a mão esquerda?

Qual a mão você mais utiliza para fazer as coisas?

Desenhe sua mão.

Audição

Qual a parte do corpo que usamos como ouvir?

Qual o nome desse sentido?

Podemos localizar sons com os olhos fechados?

Quais os tipos de sons que encontramos?

Pra que serve a cera de ouvido?

Descreva o que acontece quando tampamos os ouvidos. Conseguimos ouvir algo? Com que intensidade?

Desenho o ouvido de um colega.

 

Em grupos:

Cada pessoa irá descrever um objeto sem visualizá-lo e os outros tentaram adivinhar. (visão)

Um aluno de cada grupo terá seus olhos vendados e os outros colocaram algum alimento para o colega tentar adivinhar. (paladar)

Faça o mesmo com variados cheiros. (olfato)

Faça uma dinâmica entre meninos e meninas para adivinharem qual o som que ouvem. (audição)

Conseguir diferenciar com o tato macio e duro, frio e quente, áspero e liso. (tato)

Mostre uma série de imagens para os alunos adivinharem qual sentido está sendo mostrado.

Após o estudo, os temas serão sorteados para que os alunos apresentem como esses 5 sentidos estão presentes nos animais.