Introdução

Quem é que não gosta de comer? Comer é bom demais mesmo, mas em uma época em que o consumo de produtos industrializados e fast foods em excesso, o grau de obesidade brasileira vem aumentando cada vez mais. E é a partir deste ponto que uma alimentação saudável nas escolas é fundamental.

Muitas vezes, quando a família não possui uma renda favorável, a criança transforma um simples lanche oferecido na escola como sua principal refeição. Portanto, essa refeição deve ser balanceada, e precisa lhe fornecer sustento.

Ultimamente, pode-se perceber que há o consumo cada vez maior de produtos calóricos e nada nutritivos por crianças e adolescentes nos colégios. São vendidos cada vez mais produtos como doces, frituras, refrigerantes.

Quase todas as crianças brasileiras podem se alimentar de forma mais saudável, sem gastar muito. Uma dúzia de bananas, por exemplo, é mais barato e nutritivo do que um pacote de biscoito. Que tal substituir aquele hambúrguer por um sanduiche natural? Ou então uma ou duas frutas por aquele grande pacote de biscoito recheado?

Uma boa escolha, não ensina a criança a se alimentar apenas na teoria. A alimentação saudável e um bom hábito alimentar pode ser ensinado na prática e levado para dentro de casa.