Introdução

Nosso corpo possui diversos mecanismos e particularidades para se manter em pleno funcionamento, mas a vida agitada nos grandes centros urbanos, a falta de exercícios físicos, o estresse, a poluição, a alimentação rápida, rica em gordura e açúcar e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e tabaco estão causando diversas doenças nos brasileiros.

Enquanto isso, na zona rural e nas periferias das grandes cidades, aumenta os casos de doenças, em função das péssimas condições de higiene. A falta de água tratada e o deficiente sistema de esgoto nas regiões norte e nordeste do Brasil tem sido a causa de várias doenças, como, por exemplo: Esquistossomose, Malária e Dengue.

 Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), doença é qualquer perturbação ou anormalidade observada no funcionamento orgânico do indivíduo ou no seu comportamento, quer no aspecto intelectual, quer do ponto de vista moral e social, de tal forma que lhe afete notavelmente aquele estado de bem-estar geral sugestivo de saúde.

                 

Vamos abordar três doenças – Malária, Dengue e Esquistossomose – mostrando: sintomas, profilaxia e formas de contágio.