Para que você possa cumprir a tarefa, deverá seguir etapas, que foram sequencialmente numeradas.
O processo foi dividido em dois passos:

1º Passo:

1-Inicialmente os alunos devem se organizar em grupos de no maximo 5 alunos.

2-Cada grupo deve escolher um papel a desempenhar: O papel dos que são contra o uso da energia renovável e os que são a favor desse tipo de energia. Não é necessário que os componentes do grupo sejam adeptos ao papel à ser desempenhado. O grupo pode escolher a visão que seja oposta ao que de fato pensam sobre o uso da energia renovável. Os alunos devem exercer a dramatização, a defesa do papel que escolheram.  Os papéis a serem defendidos são as desvantagens da energia renovável e suas vantagens, que serão descritos brevemente a seguir.

Desvantagens

1. O trabalho de investigação e desenvolvimento não garante um produto útil, tal como a investigação sobre a forma de extrair hidrogênio a partir de água a um baixo custo.
2. O investimento para a conversão de energia renovável para uma forma utilizável como a eletricidade é relativamente mais elevada do que o investimento para a construção de centrais que gera eletricidade usando carvão ou diesel. Painéis solares e os aerogeradores, por exemplo, exigem milhões de dólares para gerar apenas 1 Megawatt de eletricidade.
3. A qualidade da produção energética não é compatível na maioria das vezes com as atuais necessidades e as tecnologias existentes. A energia eolica, por exemplo, necessidade de dispor de uma constante tensão e frequência, devido ao golpe de ventos intermitente a geração desta energia não e constante e nem frequente. Há também algumas dúvidas sobre se o biodiesel, o etanol ou hidrogênio podem ser usados em carros que foram projetados para rodar utilizando motor a diesel ou a gasolina.
4. A falta de conscientização da população e apoio por parte do governo dificulta o seu desenvolvimento.

Vantagens

1. Trata-se de fontes renováveis capazes de se regenerar e consequentemente são  “inesgotáveis”.

2. É limpa e não poluente, ao contrário de combustíveis fósseis que emitem perigosos hidrocarbonetos no ar quando queimados.
3. Podem ser disponíveis no local, ao contrário dos combustíveis fósseis que estão disponíveis apenas em alguns países que tem reservas petrolíferas. Assim, o custo da energia não é controlada pela situação econômica e política de outros países que se envolvem no fornecimento de petróleo.
4. Depois de a produção de energia renovável for completamente estabelecida e os investimentos já tiverem sido recuperados, o custo da energia será mais barato do que o custo dos combustíveis fósseis, por ser uma fonte mais abundante e gratuito e apenas sendo necessário a manutenção dos equipamentos.

3-Em seguida, o grupo acessará os sites que foram previamente selecionados para a execução desta Tarefa. Os sites estão indicados em Fontes. Vocês deverão  obrigatoriamente visitar os sites onde estão documentos que podem reforçar a sua posição, tendo em vista o papel que escolheram para desempenhar no cumprimento da Tarefa.

2º Passo

4- Após consultar os sites recomendados, o grupo deve então montar um trabalho escrito que deve ser entregue ao professor.

5- Também deve ser montada uma apresentação (slide show), com auxílio do software de sua preferência, para que seja apresentada à turma. Por sorteio, serão escolhidos dois grupos de cada papel para apresentarem: dois do grupo das “vantagens” e dois do grupo das “desvantagens”.