Para realizarem a tarefa proposta, será necessário que sigam alguns passos que facilitaram a sua pesquisa. Antes de tudo lembre-se que para realizar uma boa tarefa nada mais coerente que seguir o que é dado.

1) A sala será dividida em 10 grupos de 3 alunos, onde a escolha de cada integrante se dará por afinidades.

2) Através de uma escolha consciente, cada grupo deverá escolher qual lado assumirá, seringueiros ou madeireiros.

Lembre-se: a sua opinião e dos seus colegas é indispensável para uma escolha consciente, porém, o lado oposto ao que você acha “certo” é uma ótima chance para exercitar sua capacidade argumentativa.

3) Deverá ser respeitado o limite de 5 grupos defendendo os seringueiros e 5 grupos defendendo os  madeireiros. Caso haja consenso, será decidido no sorteio.

4) As fontes propostas devem ser lidas e delas selecionadas os melhores argumentos.

5) Após selecionarem os melhores argumentos deverá ser montada uma apresentação no  Power  Point, respeitando o limite de 12 slides.

6) No dia decidido pelo professor, ocorrerá um sorteio no qual, um grupo de cada posição  (seringueiros e madeireiros) será escolhido e defenderá sua opinião através do seu slide show.

7) Após a apresentação, será realizada junto com todos os alunos uma votação para a escolha  de quem  “venceu” e garantiu o direito à exploração da terra.