Os alunos serão divididos em oito grupos. O professor fará o papel do prefeito de uma cidade que sofre com os problemas abaixo:

-Poluição (lixo) nas ruas.

-Poluição dos rios e lagos.

-Poluição visual e auditiva.

-Excesso de lixo doméstico.

O professor deve então sortear dois grupos para cada um destes problemas. Após o sorteio, o professor deverá sortear então o papel em que cada grupo atuará sobre o tema.

Vocês foram escolhidos pelo prefeito para descrever o problema da melhor maneira que possível: Seus efeitos, conseqüências e males que trazem para a cidade e sua população. (Grupos dos Pesquisadores)
Estas pessoas foram selecionadas pelo prefeito da cidade para pesquisar soluções. De qual forma deve-se tratar o problema sem causar outros, ou os menores prejuízos possíveis? (Grupos dos Cientistas)

Cada grupo deverá realizar então as atividades indicadas abaixo.

1 – Uma pesquisa impressa relativa ao tema que corresponde ao teu grupo. O material para esta pesquisa esta indicado em FONTES. Não use COPIAR e COLAR. Leia relate usando suas palavras.

·         Para o Grupo dos Pesquisadores: "A poluição esta por toda a cidade! Vamos ver de onde ela vem e o que nos causa!"

·         Para o Grupo dos Cientistas: "Não podemos aceitar essas condições! Vamos apresentar as soluções para o prefeito!"

2 - Um cartaz contendo uma síntese da pesquisa elaborada com a devida ilustração (adaptada de sites na Internet).

3 – Apresentação oral, em que o grupo deverá compartilhar com a turma o trabalho realizado.