O desenvolvimento do trabalho terá os seguintes procedimentos:

-Formação de 3 grupos, um para defender a idéia de preservação ambiental, outro para defender a idéia de progresso, que causa a destruição ambiental, e um grupo de jurados. O Professor atuará como juiz nesse juri simulado

-Pesquisar sobre os temas antes do juri simulado

-Montar uma apresentação em slides usando o programa Power Point, usando argumentos a serem defendidos e  imagens para ilustrar.

-No dia do Júri cada grupo terá no máximo 10 minutos para explicar e defender seu ponto de vista, com direito a réplica e tréplica de no máximo 3 minutos. O grupo de jurados dará a sua posição a favor da preservação ou do progresso e ao final o Juiz dará o veredicto final.

-O júri terá a duração de 1 aula.

-Após o Júri cada aluno individualmente montará um relatório com as questões abordadas pelos dois temas defendidos.

-Após o júri o professor fará uma consideração final, e os alunos discutiram, e apresentaram formas de conciliar a preservação e o progresso, como por exemplo o uso idéia de sustentabilidade.