Introdução


Nas últimas décadas os jovens passaram a ter acesso às mais diversas fontes de informação. A mídia pode ser considerada uma forma de poder simbólico conjuntamente às outras formas de poder: econômico, político e coercivo, principalmente militar. Os meios de comunicação conseguem ser a principal forma propagadora de ideologias das camadas dominantes, além de serem reprodutores de jogos de poder que podem aquilatar ou estigmatizar determinados valores ou mesmo segmentos sociais. Com a internet o acesso a essas informações ficou ainda mais fácil e rápido. A mídia tem uma grande influência sobre a juventude. Principalmente por meio de revistas voltadas ao público juvenil, algumas de suas matérias têm envolvimento direto com o comportamento sexual dos adolescentes.

Por influência dos meios de comunicação os jovens têm iniciado sua vida sexual cada vez mais cedo. O grande problema é que eles não têm maturidade o suficiente para assumir os riscos e responsabilidades que uma vida sexual requer. É cada vez maior o número de adolescentes com menos de 15 anos grávidas, e isso é o menor dos males, o risco de se contrair uma doença sexualmente transmissível é enorme.

A análise do conhecimento sobre métodos anticoncepcionais, na maioria dos estudos disponíveis, é feita de maneira muito subjetiva, não incluindo o modo de usar, os efeitos colaterais, as indicações e contra-indicações dos mesmos. Isso pode produzir uma interpretação não verdadeira do grau de conhecimento sobre prevenção de gravidez e DSTs que os adolescentes possuem. Não adianta saber da existência dos diferentes métodos, é essencial o conhecimento de seu funcionamento, sua eficácia, vantagens e desvantagens. O desconhecimento desses fatores leva ao seu uso inadequado, o que ocasiona em gravidez e doenças.

O objetivo principal dessa Webquest é fazer com que os alunos busquem formas de prevenir uma gravidez e DSTs diante de situações que podem ocorrer com cada um deles. E também o de levantar um questionamento fazendo com que eles aprendam na prática mas sem sofrer os danos da vida real.