Introdução

No sentido geral, droga é toda substância que provoca alterações no funcionamento do organismo. Algumas drogas agem no sistema nervoso modificando a maneira de sentir, pensar ou agir.

O fumo e as bebidas alcoólicas são drogas legais, isto é, são drogas permitidas por lei (para maiores de 18 anos). Isso não quer dizer que não façam mal – muito pelo contrário. Todas as drogas podem causar sérios distúrbios físicos e psíquicos.

Já a maconha, o crack, a cocaína são exemplos de drogas ilegais, também conhecidas como tóxicos. Além de prejudicar a própria saúde, quem as usa – ou quem as vende ou passa a outras pessoas – está sujeito às penas da lei.

Todas as drogas fazem mal à saúde, mas seus efeitos variam de acordo coma quantidade e o tipo de droga utilizado e a pessoa que as utiliza. Algumas drogas fazem o cérebro funcionar de forma mais acelerada; outras diminuem a atividade mental. Outras alteram a percepção, provocando alucinações.

Logo depois de ingerir a droga, a pessoa pode ter uma sensação de prazer, sentir-se alegre, relaxada ou com mais energia. Mas depois aparecem efeitos bem desagradáveis, que variam com o tipo de droga e a quantidade consumida. Pode ser um grande cansaço ou medo, depressão, problemas de memória, dificuldade de concentração e de aprendizado ou incapacidade de reagir a uma emergência (os reflexos ficam prejudicados).

O uso repetido de drogas pode causar danos aos pulmões, fígado, coração, rins e cérebro, que podem levar a pessoa à morte (algumas drogas podem matar logo da primeira vez em que são ingeridas).

Determinadas drogas podem provocar tolerância: com o uso repetido, o efeito desejado passa a ser cada vez menor, e a pessoa precisa usar doses cada vez maiores para ter a mesma sensação que tinha antes. O aumento das doses pode interromper a respiração ou a circulação e provocar a morte.

Em resumo, o consumo e a dependência de drogas prejudicam o desenvolvimento da personalidade, a aprendizagem, o desempenho profissional e nos estudos, o relacionamento com outras pessoas e a capacidade de enfrentar os problemas do cotidiano.