Conclusão

Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que, introduzida no organismo que modifica suas funções. Muito se tem feito nos últimos tempos para que as pessoas se previnam contra o uso de drogas. Mas também muito se tem feito, legal ou ilegalmente, para que elas sejam usadas. O resultado final é que as pessoas estão consumindo cada vez mais drogas.

Usar drogas, significa em primeira instância, buscar prazer. É muito difícil lutar contra o prazer, porque foi ele que sempre norteou o comportamento dos seres vivos para se autopreservarem e perpetuarem sua espécie. A droga provoca o prazer que engana o organismo, que então passa a querê-lo mais, como se fosse bom. Mas o prazer provocado pela droga não é bom, porque ele mais destrói a vida do que ajuda na sobrevivência. A prevenção tem de mostrar a diferença que há entre o que é gostoso e o que é bom. Pela disposição de querer ajudar outras pessoas, parte da sociedade procura caminhos para previnir o maior mal evitável deste final de milênio.

A informação e a educação são as principais formas de combate ao uso de drogas. Por isso, qualquer trabalho que estimule a pesquisa e a discussão sobre esse assunto deve ser feito. O conhecimento sobre drogas deve levar o aluno a uma reflexão que pode interferir na sua escolha sobre o uso ou não dessas substâncias. Quanto mais informações sobre as drogas, mais condições terá para decidir se vai usá-las ou não.