A alimentação é importante para garantir não apenas as necessidades do corpo, mas também está relacionada a fatores sociais e educacionais. O ato de comer não é apenas uma forma de fazer o corpo funcionar. É também um momento de confraternizar e se relacionar. Além disso, cada cultura tem seus alimentos preferenciais, que devem ser balanceados de forma adequada. Cada corpo tem uma demanda por nutrientes, de acordo com seu metabolismo, costumes e objetivos.

Os alimentos são responsáveis por fornecer a energia necessária para brincar, crescer, andar, correr, estudar, etc. Mesmo dormindo, nosso metabolismo continua, o corpo não pára de trabalhar, pois o coração não para de bater, a respiração não cessa e a circulação continua.

Para um bom crescimento é fundamental que desde cedo aprendamos a comer bem. O uso de uma alimentação inadequada pode ocasionar carência de nutrientes ou até mesmo seu excesso, que podem levar a doenças como a desnutrição e a obesidade.Portanto, crianças que não possuem uma alimentação saudável tem maiores riscos de ter problemas de saúde do que aquelas que têm uma alimentação adequada.