Será dividido em três momentos:

•     Debate;

•     Produção de painéis;

•     Enquete com a comunidade escolar.

Desenvolvimento:

• DEBATE

- A sala deve ser dividida em dois grandes grupos;

- Os alunos deverão se posicionar a favor e contra o uso de células tronco em pesquisa;

- Para realização do debate os alunos deverão ler textos contra e a favor indicados aqui na webquest no item fontes;

- Se possível, para dar maior esclarecimento aos alunos, alguns profissionais com maior conhecimento no assunto poderão participar do debate, como médicos, alguns representantes de comunidades

religiosas e biólogos a favor e contra o uso de Células Tronco em pesquisa e utilização das mesmas em tratamentos médicos.

• ENQUETE (1ª)

- Será produzida após o debate com o objetivo de saber até onde os alunos, professores e funcionários da escola sabem sobre o tema, auxiliando assim, na construção de painéis informativos;

• PAINÉIS

- Após terem recolhido os questionários e terem feito uma análise dos dados obtidos, os alunos deverão montar painéis sobre o uso de Células Tronco,

mostrando os pontos positivos e negativos de seu uso na medicina. Os painéis deverão ser fixados na escola;

• ENQUETE (2ª)

- Duas semanas depois, os alunos montarão uma segunda enquete para verificarem se os painéis influenciaram a opinião da comunidade escolar.

- MODELO DE ENQUETE:

1ª ENQUETE:

1. Você sabe o que são células tronco?
2. Você sabe para que servem?
3. Sabe quais os tipos de células-tronco?
4. Você acha que a vida se inicia a partir da fecundação?
5. Você acha que a utilização das células-tronco é um atentado à vida?
6. Você aceitaria participar, se necessitar-se, de um grupo de tratamento com células-tronco?
7. Você acha que todos da população terão acesso a esse tipo de tratamento?
8. Você acha adequado produzir embriões (ou pré-embriões) especificamente para pesquisa ou uso clínico?
9. Você acha pertinente utilizar para pesquisas científicas os embriões (ou pré-embriões) congelados e não utilizados para a reprodução?
10. As chances de um pré-embrião congelado são de menos de 5% de tornar-se vida, sendo assim, a maioria dos pré-embriões são perdidos. Na sua opinião, isso justificaria usar as células-tronco congeladas para pesquisas com fim terapêutico?
11. O fato de ainda não se saber se as células-tronco embrionárias podem curar diferentes doenças em adultos justifica a proibição das pesquisas com essas células?
12. Você acha que toda a pesquisa desenvolvida com essas células é divulgada pelos órgãos de pesquisa?
13. Você acha que deve-se investir nesse tipo de pesquisa?

2ª ENQUETE:

1. O que você sabia sobre células-tronco foi o mesmo exposto no painel?

2. Você sabia mais do que foi apresentado ou menos?

3. Após o painel informativo você mudou ou reafirmou sua opinião sobre

células-tronco?