INTRODUÇÃO




           Os cientistas dizem que matéria é tudo aquilo que existe e que ocupa um lugar no espaço e que ela é constituiente de todas os maetrias existentes. Que é sempre constituída por particulas com massa não-nula ( como os átomos e, em escala menor, os prótons, nêutrons e elétrons ). Ainda pode-se interpretala como energia vibratória de baixa frequência.

De acordo com a pressão e temperatura a que um corpo está submetido, a matéria pode-se encontrar em três estados diferentes: sólido, líquido e gasoso. O que define cada estado físico é a proximidade e a intensidade da interação entre as partículas constituintes de uma substância.


  • ESTADO SÓLIDO


No estado sólido os constituintes atômicos encontram-se ligados fortemente, o que determina forma e volume fixos e pequena vibração em torno da posição de equilíbrio. A distância entre os átomos também é muito pequena. Como exemplo desse estado da matéria temos o gelo, que representa como as forças de atração entre os átomos são fortes, já que para que ocorra alteração da forma do corpo é necessário variar temperatura e pressão sobre o mesmo. A forma dos sólidos é definida, não dependendo do meio em que estão inseridas.


  • ESTADO LÍQUIDO


No estado líquido os grupamentos atômicos de uma substância encontram-se dispersos, de forma menos ordenada se comparados aos do estado sólido pois possuem maior movimentação e menor força de atração entre si. Conseqüentemente a distância entre os átomos é maior, o que permite que um maior volume seja ocupado. Substâncias líquidas têm a característica de tomar a forma do recipiente em que estão contidas e podemos tomar como exemplo a água contida em um copo.


  • ESTADO GASOSO


Na fase gasosa as substâncias são formadas por átomos altamente desordenados e que possuem alta energia de vibração, baixa intensidade de atração e distância interatômica pequena. O volume e forma dos gases não são definidos, pois ocupam todo espaço que se encontram e os átomos se movimentam livremente em todas as direções.




                                     fazes

    Existem processos responsáveis pela mudança do estado físico das substãncias, os quais estão representados na figura abaixo.


 


Nos processos de fusão, ebulição e sublimação ocorre consumo de energia térmica. Ao contrário, nos processos de condensação, solidificação e ressublimação, ocorre perda de calor.

Em laboratório e com a ajuda de professores é possível realizar esses processos de maneira simples, utilizando o recurso de mais fácil obtenção, a água em seus três fases: gelo (sólido), líquida e vapor (gasoso).