CONCLUSÃO



          O estudo do estado físico da matéria nos mostra como é possível agrupar vários ramos da ciência ( física, química e biologia ), na explicação de um mesmo problema, o que demonstra cada vez mais o uso da interdisciplinaridade nas escolas.

                A compreensão dos estados físicos da matéria nos permite entender não somente estruturas químicas, características físicas, termos como mudança de fase e uso de energia calorífica, mas também como funciona, por exemplo, o ciclo da substância mais importante para os seres vivos, a água. Através da interpretação de fenômenos de mudança de estado físico podemos entender a maneira pela qual a água se movimenta no nosso planeta (através de chuvas, evaporação de água na superfície terrestre, derretimento de calotas polares, etc), assim como sua disponibilidade em ambientes com características tão diversas.

            Exemplos para elucidar o assunto não faltam, nós convivemos todos os dias com os três estados físicos da matéria mesmo sem perceber. Basta um pouco de criatividade para tornar essa atividade proveitosa e bastante divertida.