PROCESSO:
Sugerimos
que a execução da tarefa seja feita por grupos de 4-5 alunos, seguindo as seguintes etapas:
1. O grupo
deverá pesquisar um mito relacionado ao sexo/sexualidade e esclarecê-lo.
Exemplo: “MASTURBAÇÃO
PODE CAUSAR DOENÇAS OU É PECADO”. Mito ou verdade? MITO. A masturbação é um
comportamento natural e pode estar presente em qualquer idade. Ao contrário, é
um hábito muito saudável, uma vez que possibilita uma melhor intimidade e
conhecimento do próprio corpo.
2.
Cada grupo deverá escolher uma doença sexualmente transmissível e um método
contraceptivo e fazer uma pesquisa detalhada a cerca do tema. No caso da doença
sexualmente transmissível deverão ser abordadas questões tais como
sintomas/conseqüências, prevenção, tratamento e duração da doença. No caso do
método contraceptivo, deverá ser abordado o modo de usar e eficácia da técnica.
3.
Por último, o grupo deverá colocar a imaginação para funcionar para criar e
discutir uma situação-problema realista.
Exemplo: “Ana Clara namora Leonardo
há um ano. Certa noite, quando estavam sozinhos na casa de Leonardo, eles transaram
pela primeira vez. Foi tudo novo e mágico para o casal, contudo, eles se
esqueceram de usar camisinha ou qualquer outro método contraceptivo – Ana Clara
ficou desesperada, simplesmente não sabia o que fazer. Logo cedo, o casal olhou
na internet e descobriu sobre a “tabelinha”. De acordo com essa técnica, Ana
não estaria no dia fértil, o que a deixou mais tranqüila.” Discussão: O
que o casal fez não foi correto. O ato sexual deve ser, na medida do possível,
planejado. Diante da possibilidade de perder a virgindade, Ana Clara deveria
consultar um ginecologista que lhe prestaria maiores esclarecimentos. Diante
desta situação e levando-se em consideração o fato de que a tabelinha é um
método contraceptivo pouquíssimo confiável, Ana deve procurar o mais rápido
possível (dentro de, no máximo, 72 horas) o ginecologista. Ele a ensinará como
proceder nessa nova fase e, possivelmente, receitará o uso da pílula do dia
seguinte – vale lembrar que essa é uma técnica contraceptiva emergencial e não
deve ser usada com freqüência.
Observação: O mito, método
anticoncepcional e DST escolhidos pelos alunos deverão ser apresentados ao
professor com antecedência, uma vez que os temas não podem ser repetidos pelos
grupos.
Tendo
concluído a pesquisa, o grupo deverá se preparar para apresentá-la à sala, em
forma de um programa sobre educação sexual. Os temas deverão ser abordados da
maneira mais criativa possível; sugerimos o uso de imagens, tabelas ou, ainda e
se possível, que o próprio método contraceptivo seja trazido à sala. Na última
fase, a apresentação da situação-problema realista, o grupo deverá propor o
fato como se ele realmente tivesse ocorrido e fosse fruto de dúvida de algum
espectador. Também nessa fase, a discussão deverá ser aberta à turma, que
conversará – em conjunto – sobre a melhor maneira de proceder diante do
problema sugerido.
Na
construção da pauta do programa, o grupo deverá levar em consideração o fato de
que ele é destinado à adolescentes de 15 a 17 anos e é transmitido às 20hs.
Vale
lembrar que os temas usados como exemplos nesta WebQuest não poderão ser usados
pelos alunos para o comprimentos desta tarefa.
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