PROCESSO:

Sugerimos que a execução da tarefa seja feita por grupos de 4-5 alunos, seguindo  as seguintes etapas:

1. O grupo deverá pesquisar um mito relacionado ao sexo/sexualidade e esclarecê-lo.

Exemplo: “MASTURBAÇÃO PODE CAUSAR DOENÇAS OU É PECADO”. Mito ou verdade? MITO. A masturbação é um comportamento natural e pode estar presente em qualquer idade. Ao contrário, é um hábito muito saudável, uma vez que possibilita uma melhor intimidade e conhecimento do próprio corpo.

2. Cada grupo deverá escolher uma doença sexualmente transmissível e um método contraceptivo e fazer uma pesquisa detalhada a cerca do tema. No caso da doença sexualmente transmissível deverão ser abordadas questões tais como sintomas/conseqüências, prevenção, tratamento e duração da doença. No caso do método contraceptivo, deverá ser abordado o modo de usar e eficácia da técnica.

3. Por último, o grupo deverá colocar a imaginação para funcionar para criar e discutir uma situação-problema realista.

Exemplo: “Ana Clara namora Leonardo há um ano. Certa noite, quando estavam sozinhos na casa de Leonardo, eles transaram pela primeira vez. Foi tudo novo e mágico para o casal, contudo, eles se esqueceram de usar camisinha ou qualquer outro método contraceptivo – Ana Clara ficou desesperada, simplesmente não sabia o que fazer. Logo cedo, o casal olhou na internet e descobriu sobre a “tabelinha”. De acordo com essa técnica, Ana não estaria no dia fértil, o que a deixou mais tranqüila.” Discussão: O que o casal fez não foi correto. O ato sexual deve ser, na medida do possível, planejado. Diante da possibilidade de perder a virgindade, Ana Clara deveria consultar um ginecologista que lhe prestaria maiores esclarecimentos. Diante desta situação e levando-se em consideração o fato de que a tabelinha é um método contraceptivo pouquíssimo confiável, Ana deve procurar o mais rápido possível (dentro de, no máximo, 72 horas) o ginecologista. Ele a ensinará como proceder nessa nova fase e, possivelmente, receitará o uso da pílula do dia seguinte – vale lembrar que essa é uma técnica contraceptiva emergencial e não deve ser usada com freqüência.

Observação: O mito, método anticoncepcional e DST escolhidos pelos alunos deverão ser apresentados ao professor com antecedência, uma vez que os temas não podem ser repetidos pelos grupos.

Tendo concluído a pesquisa, o grupo deverá se preparar para apresentá-la à sala, em forma de um programa sobre educação sexual. Os temas deverão ser abordados da maneira mais criativa possível; sugerimos o uso de imagens, tabelas ou, ainda e se possível, que o próprio método contraceptivo seja trazido à sala. Na última fase, a apresentação da situação-problema realista, o grupo deverá propor o fato como se ele realmente tivesse ocorrido e fosse fruto de dúvida de algum espectador. Também nessa fase, a discussão deverá ser aberta à turma, que conversará – em conjunto – sobre a melhor maneira de proceder diante do problema sugerido.

Na construção da pauta do programa, o grupo deverá levar em consideração o fato de que ele é destinado à adolescentes de 15 a 17 anos e é transmitido às 20hs.

Vale lembrar que os temas usados como exemplos nesta WebQuest não poderão ser usados pelos alunos para o comprimentos desta tarefa.