Tarefa

Montar cadeia alimentar de um ambiente de caverna com base nas seguintes informações e nas fontes fornecidas.


Apesar da escuridão total, as cavernas abrigam alguns pequenos animais que vivem somente no seu interior, completando todo seu ciclo de vida, sendo chamados de TROGLÓBIOS. Além destes, existem os que utilizam as grutas por períodos curtos, somente o suficiente para fazerem seus ninhos e se reproduzirem, ou mesmo se esconderem por uma noite, chamados TROGLÓFILOS. Há também os que podem completar seu ciclo de vida tanto no interior quanto no exterior de uma caverna, os TROGLOXENOS.


Mas de que se alimentam os animais das cavernas? Os animais de fora das cavernas alimentam-se de folhas ou de outros animais; mas dentro delas, não há luz solar necessária para a existência dos vegetais que são a base de toda a alimentação. Por isso, os rios desempenham um papel importante no transporte de folhas, pedaços de troncos e outros materiais que servirão de alimento dentro das cavernas. Em grutas que não possuem rios, os principais fornecedores de alimento são os morcegos, porque eles saem das grutas todas as noites para se alimentar e, ao voltarem, trazem sementes que, juntamente com as suas fezes (o guano), servirão de alimento para microrganismos e pequenos animais, que por sua vez servirão de alimento para animais maiores. Estes animais maiores, quando morrem, entram em decomposição, servindo de alimento novamente para microrganismos e pequenos animais, fechando então a CADEIA ALIMENTAR. Assim, praticamente todo o sustento dos animais cavernícolas vem do exterior, sendo muito importante a preservação do ambiente próximo às cavernas para manter a fonte de alimentos que serão consumidos pelos organismos que vivem dentro das cavernas.


A partir das informações descritas acima, o aluno deverá pesquisar exemplos de cada grupo de animais que vivem em cavernas (troglóbios, troglófilos e trogloxenos) e montar uma cadeia alimentar a ser entregue para o professor.