No processo de construção de um aterro sanitário, é necessário passar por uma série de etapas contidas no Licenciamento Ambiental. Uma delas é a Audiência Pública, que será simulada na sala de aula.

As apresentações deverão ser feitas em PowerPoint®, sendo que cada dupla deve fazer duas apresentações, uma favorável ao aterro e outra contra ao aterro.

Uma dupla será sorteada no dia das apresentações para representar o prefeito e seu assessor de uma cidade que está precisando se adequar as normas ambientais e construir o aterro. Essa dupla deverá convencer os demais alunos (que representarão os moradores da região do aterro) que o aterro deve ser construído, mostrando os prós e caso encontre contras, explicar como minimizá-los.

A outra dupla sorteada, representando líderes comunitários, irá tentar impedir a construção do aterro próximo à área onde residem. Devem levantar os contras e propor novas medidas para o problema de geração de resíduos na cidade.

O tempo para as apresentações será de 15 minutos, sendo que após as duas duplas apresentarem, terão 5 minutos para algumas considerações finais.

O professor que estiver conduzindo a atividade iniciará com a votação, para saber se os alunos aprovam ou não a construção do aterro. Alguns alunos serão sorteados para explicar o porquê do seu voto. Estes devem ficar atentos as apresentações de seus colegas, para assim terem argumentos para defender seu voto.