Início
Introdução
Tarefa
Processo
Fontes
Avaliação
Conclusão
Créditos
Bibliografia

INÍCIO

 

 

Drogas e seus efeitos no organismo humano

 drogas

WebQuest desenvolvida pelas alunas do 3º período do Curso de Ciências Biológicas 2007/2010 - PUC Minas.

 Deborah Carvalhais Cunha Melo
deborah_cunhamelo@yahoo.com.br
Ivana Helena Rocha Oliveira
ivanaoli@hotmail.com
Keylle Keles
keyllekelles@hotmail.com
Lina Deise de Morais dos Santos
linadeise@hotmail.com

 Público alvo: Alunos da 7ª série do Ensino Funadamental.

 Voltar 


INTRODUÇÃO   

            

corpo      

 Droga é qualquer substância capaz de alterar a função de um organismo, ocasionando mudanças fisiológicas e de comportamento. A origem da palavra está em droog, termo holandês que significa folha seca.

O consumo de drogas é uma realidade cada vez mais presente no cotidiano do brasileiro. Segundo dados estatísticos, a idade média em que o estudante brasileiro tem seu primeiro contato com as drogas é de 10 a 12 anos, de forma que mais de 12% já usaram algum tipo de droga na vida. O álcool é a droga mais consumida. Na maioria das regiões do país, pessoas do sexo masculino são as mais consomem este tipo de substâncias como a maconha, solventes, anfetamínicos, anticolinérgicos (OBID, 2008).

Vale lembrar que existem drogas cuja utilização é permitida e que melhoram a nossa qualidade de vida. É o caso dos medicamentos que são  devidamente receitados por médicos, como a aspirina.

Drogas mais conhecidas:

Álcool

                           bebidas      

Cigarro

                         cigarro
 Maconha

                         maconha
  Cocaína

                         cocaina

Crack

                        crack

Ecstasy

                        ecstasy

Lança perfume

                       lança

LSD

                       LSD

Heroína

                       Heroina

 

A utilização de drogas provoca efeitos danosos ao corpo humano, seja no sistema nervoso central, respiratório, circulatório. Os círculos de amizade e familiar do usuário podem ser afetados, assim como seu rendimento escolar.

O uso de drogas não traz nenhum benefício à saúde e só traz prejuízos à vida do usuário. Drogas para que? A vida fica bem melhor sem elas!

 Voltar

TAREFA            Tarefa

 

Inicialmente, deverão ser formados grupos de cinco pessoas para elaboração de um trabalho que será feito no Power Point, com o objetivo de ser utilizado em uma capacitação de voluntários da prefeitura de Belo Horizonte. Estes voluntários darão palestras sobre as drogas com ênfase no caminho delas no corpo humano, suas conseqüências no organismo e na vida social do usuário.

Escolham uma das drogas abaixo e montem a apresentação, contemplando aspectos como alguns conceitos, os usuários mais comuns, o grau de acessibilidade à droga, danos causados ao organismo, visão da sociedade, entre outros.

 

Álcool

Cigarro

Maconha

Cocaína

Crack

Ecstasy

Lança perfume

LSD

Heroína

 

Lembrem-se que ao falar dos efeitos das drogas no corpo e na vida de um usuário deve-se analisar a curto e a longo prazo!

 

Em um segundo momento, individualmente, você deverá redijir um texto defendendo o seu ponto de vista a respeito do uso de drogas. Esta redação deverá ser  feita no computador e entregue digitada. Abordar:

O que leva um jovem a consumir drogas?

O que o governo deve fazer para diminuir o número de usuários?

A escola também tem essa responsabilidade?

O que os pais podem fazer para que seus filhos não “entrem nessa”?

 Voltar

PROCESSO        serings

 

Para a realização das tarefas, deverão ser cumpridas algumas etapas que seguem abaixo:

 

.Organizar grupos compostos por cinco alunos, os quais formarão a própria equipe;

.Efetuar pesquisas utilizando os sites disponibilizados em FONTES

.Elaboração da apresentação em Power Point. Um integrante do grupo deverá ser escolhido para realizar a apresentação com duração máxima de 15 minutos, e os demais deverão estar cientes do conteúdo do trabalho, pois poderão ser questionados por colegas e professores

.Entrega do texto argumentativo feito de forma individual ao professor, que irá avaliar se há coerência na defesa de seu ponto de vista, erros ortográficos, gramaticais, de concordância, além de introdução, desenvolvimento e conclusão.

Voltar 

AVALIAÇÃO            avaliacao

 

O valor total deste trabalho será de 30 pontos e os critérios de avaliação do aluno seguem abaixo:

Apresentação do Power Point

.Conteúdo, quantidade de texto: 10 pontos.

.Criatividade: 5 pontos.

.Domínio do conteúdo, respostas às perguntas: 5 pontos

Texto argumentativo : 10 pontos.

Voltar 

CONCLUSÃO

diga nao

Esta webquest tem como proposta tornar-se um meio de conscientização aos alunos e a outras pessoas que a acessarem, e ser material de divulgação dos malefícios ocasionados pelo uso de drogas. Espera-se que alunos tomem ciência da gravidade dos efeitos que os mais diversos tipos de drogas causam ao corpo, os prejuízos à vida do usuário bem como de sua própria família, a forma como o organismo humano se vê vulnerável a contrair doenças. Dessa maneira, espera-se que eles desenvolvam conceitos e sejam capazes de fazer escolhas corretas ao longo de sua vida. Além disso, mais informados sobre os males das drogas, eles podem instruir e auxiliar outras pessoas, repassando toda a informação que absorveram.

 Voltar

FONTES

 

Estes sites contêm textos que podem auxiliá-los na elaboração do seu trabalho:

pesquisa

http://www.obid.senad.gov.br/OBID/Portal/index.jsp?iIdPessoaJuridica=1

http://mundoeducacao.uol.com.br/drogas/

http://www.educacional.com.br/especiais/drogas/glossario.asp

http://br.geocities.com/claudia_drogas/tipos_de_drogas.html

http://www.terra.com.br/jovem/falaserio/2004/11/30/003.htm

 Voltar

 

CRÉDITOS

Pontíficia Universidade Catolíca de Minas Gerais- Coração Eucarístico

Professor Simão Pedro P. Machado

Voltar

BIBLIOGRAFIA               

livros

 
http://www.obid.senad.gov.br/OBID/Portal/index.jsp?iIdPessoaJuridica=1
 

http://mundoeducacao.uol.com.br/drogas/

 

 Bibliografias de figuras:

http://www.plenarinho.gov.br/educacao/imagens/barato_caro.jpg

http://br.geocities.com/webedy37/cigarro0.jpg

http://www.euskalnet.net/rolam/images/drogas.gif

http://sheltontristania.weblogger.com.br/img/an-drogas-para-premios.jpg

http://www.fpce.ul.pt/pessoal/ulfpcost/alunos/drogas/images/cocaina.jpg

http://static.howstuffworks.com/gif/crack-15.jpg

http://obaoba.uol.com.br/coluna/marcelo/img/LancaPerfume1.jpg

http://www.fpce.ul.pt/pessoal/ulfpcost/alunos/drogas/images/lsd.jpg

http://oficina.cienciaviva.pt/~pw020/g/imagens/heroina1.jpg

http://esclerosemultipla.files.wordpress.com/2006/06/drogas_cerebro.JPG?w=379&h=262

http://www.drugwise-droguesoisfute.hc-sc.gc.ca/images/content_images/ecstasy_1b.jpg

http://ead.mackenzie.com.br/mackvirtual/file.php/2/imagens/tarefa.gif http://www.plenarinho.gov.br/noticias/imagens/males-do-cigarro-no-corpo1.jpg

http://eupensando.blogspot.com/A_quem-escolhe-seu-caminho-e-voce-nao-a-droga_Ziraldo.jpg

 http://cadeiras.iscte.pt/AADL/images/aadl_bibliografia.gif

Voltar