|
Drogas
e seus efeitos no organismo humano WebQuest desenvolvida pelas alunas do 3º período do
Curso de Ciências Biológicas 2007/2010 - PUC Minas.
O consumo de drogas é uma realidade cada vez mais presente no cotidiano
do brasileiro. Segundo dados estatísticos, a idade média em que o estudante
brasileiro tem seu primeiro contato com as drogas é de Vale lembrar que existem drogas cuja
utilização é permitida e que melhoram a nossa qualidade de vida. É o caso dos
medicamentos que são devidamente receitados
por médicos, como a aspirina. Drogas mais conhecidas: Álcool Cigarro
Crack
Ecstasy
Lança perfume
LSD
Heroína
A utilização de drogas provoca efeitos danosos ao corpo humano, seja no sistema nervoso central, respiratório, circulatório. Os círculos de amizade e familiar do usuário podem ser afetados, assim como seu rendimento escolar. O uso de drogas não traz nenhum benefício à saúde e só traz prejuízos à vida do usuário. Drogas para que? A vida fica bem melhor sem elas!
TAREFA Inicialmente,
deverão ser formados grupos de cinco pessoas para elaboração de um trabalho que
será feito no Power Point, com o objetivo de ser utilizado em uma capacitação
de voluntários da prefeitura de Belo Horizonte. Estes voluntários darão
palestras sobre as drogas com ênfase no caminho delas no corpo humano, suas
conseqüências no organismo e na vida social do usuário. Escolham uma
das drogas abaixo e montem a apresentação, contemplando aspectos como alguns
conceitos, os usuários mais comuns, o grau de acessibilidade à droga, danos causados
ao organismo, visão da sociedade, entre outros. Álcool Cigarro Maconha Cocaína Crack Ecstasy Lança perfume LSD Heroína Lembrem-se que ao falar dos efeitos das drogas no corpo e na vida de um
usuário deve-se analisar a curto e a longo prazo! Em um segundo momento, individualmente, você deverá redijir um texto
defendendo o seu ponto de vista a respeito do uso de drogas. Esta
redação deverá ser feita no computador e
entregue digitada. Abordar: O que leva um jovem a consumir
drogas? O que o governo deve fazer para
diminuir o número de usuários? A escola também tem essa
responsabilidade? O que os pais podem fazer para que
seus filhos não “entrem nessa”?
Para a realização das tarefas, deverão ser cumpridas algumas etapas que
seguem abaixo:
.Organizar grupos compostos por cinco
alunos, os quais formarão a própria equipe; .Efetuar pesquisas utilizando os sites disponibilizados em FONTES .Elaboração da apresentação .Entrega do texto argumentativo feito de forma individual ao professor, que irá avaliar se há coerência na defesa de seu ponto de vista, erros ortográficos, gramaticais, de concordância, além de introdução, desenvolvimento e conclusão.
O valor total deste trabalho será de 30 pontos e os critérios de avaliação
do aluno seguem abaixo: Apresentação do Power Point .Conteúdo,
quantidade de texto: 10 pontos. .Criatividade:
5 pontos. .Domínio
do conteúdo, respostas às perguntas: 5 pontos Texto argumentativo : 10 pontos.
Esta webquest tem como proposta tornar-se um meio de conscientização aos
alunos e a outras pessoas que a acessarem, e ser material de divulgação dos
malefícios ocasionados pelo uso de drogas. Espera-se que alunos tomem ciência da
gravidade dos efeitos que os mais diversos tipos de drogas causam ao corpo, os
prejuízos à vida do usuário bem como de sua própria família, a forma como o
organismo humano se vê vulnerável a contrair doenças. Dessa maneira, espera-se
que eles desenvolvam conceitos e sejam capazes de fazer escolhas corretas ao
longo de sua vida. Além disso, mais informados sobre os males das drogas, eles
podem instruir e auxiliar outras pessoas, repassando toda a informação que
absorveram.
Estes sites contêm textos que podem auxiliá-los na elaboração do seu trabalho: http://www.obid.senad.gov.br/OBID/Portal/index.jsp?iIdPessoaJuridica=1 http://mundoeducacao.uol.com.br/drogas/ http://www.educacional.com.br/especiais/drogas/glossario.asp http://br.geocities.com/claudia_drogas/tipos_de_drogas.html http://www.terra.com.br/jovem/falaserio/2004/11/30/003.htm Pontíficia Universidade Catolíca de Minas Gerais- Coração Eucarístico Professor Simão Pedro P. Machado
http://mundoeducacao.uol.com.br/drogas/ Bibliografias de figuras: http://www.plenarinho.gov.br/educacao/imagens/barato_caro.jpg http://br.geocities.com/webedy37/cigarro0.jpg http://www.euskalnet.net/rolam/images/drogas.gif http://sheltontristania.weblogger.com.br/img/an-drogas-para-premios.jpg http://www.fpce.ul.pt/pessoal/ulfpcost/alunos/drogas/images/cocaina.jpg http://static.howstuffworks.com/gif/crack-15.jpg http://obaoba.uol.com.br/coluna/marcelo/img/LancaPerfume1.jpg http://www.fpce.ul.pt/pessoal/ulfpcost/alunos/drogas/images/lsd.jpg http://oficina.cienciaviva.pt/~pw020/g/imagens/heroina1.jpg http://esclerosemultipla.files.wordpress.com/2006/06/drogas_cerebro.JPG?w=379&h=262 http://www.drugwise-droguesoisfute.hc-sc.gc.ca/images/content_images/ecstasy_1b.jpg http://ead.mackenzie.com.br/mackvirtual/file.php/2/imagens/tarefa.gif http://www.plenarinho.gov.br/noticias/imagens/males-do-cigarro-no-corpo1.jpg http://eupensando.blogspot.com/A_quem-escolhe-seu-caminho-e-voce-nao-a-droga_Ziraldo.jpg |