Principais problemas decorrentes do aquecimento global

- Os furacões estão casa vez mais fortes;

         Devido ao aquecimento das águas, a ocorrência de furacões das categorias 4 e 5 (os mais intensos da escala), dobrou nos últimos 35 anos.

- Os desertos avançam;

         O total de áreas atingidas por secas dobrou em trinta anos. Um quarto da superfície do planeta é agora de deserto. Só na china, as áreas desérticas avançam 10.000 quilômetros quadrados por anos.


- O derretimento das coberturas de gelo;

         A cobertura de gelo da região no verão diminuiu ao rítmo constante de 8% ao ano há três décadas. No entanto a temperatura na região era superior à atual, nas décadas de 1930 e 1940, sendo os glaciares menores que hoje. Em 2005, a camada de gelo foi 20% menor em relação a 1979, uma redução de1,3 milhôes de quilômetros quadrados. No entanto no hemisfério, durante os últimos 35 anos, o derretimento aconteceu em cerca de 2% da Antártida ,onde 90% do gelo do planeta está acumulado; no restantes 98%, houve um esfriamento e a IPPC estima que a massa de neve deverá aumentar  no último século.   

- Já se cotam os mortos;

         A organização das nações unidas estima que 150.000 morrerão anualmente por causa de secas, inundações e outros fatores relacionados diretamente ao aquecimento global, Estima-se que em 203, o número dobrará.


Principal - Introdução - Processo - Atividades - Propostas - Fontes